Geral

CRM-MT proíbe Marcos Harter de atuar por 6 meses após divulgação de preços de cirurgias plásticas nas redes sociais

Foto: G1

A presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), Hildenete Monteiro Fortes, determinou na quinta-feira (31) a interdição cautelar total do médico e ex-BBB, Marcos Harter. Ele está impedido de atuar pelo período de seis meses até a conclusão do procedimento administrativo que o investiga por publicidade ilegal do uso da medicina. O G1 tentou contato com o médico, mas nem ele e nem os advogados atenderam as ligações até a publicação desta reportagem.

A investigação foi aberta no início deste mês após o médico publicar no perfil dele nas redes sociais os preços de cirurgias para a implantação de próteses de silicone.

O edital de interdição cautelar diz que durante esse período de seis meses ele "não pode exercer atendimento e nem atos operatórios em pacientes, tendo em vista prova inequívoca de procedimento danoso realizado pelo médico, com fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação".

À época da abertura da investigação, o CRM-MT informou ainda que há outros processos em andamento que apuram possíveis desvios éticos do médico. Uma das suspeita é que Marcos fazia as refeições diárias dentro da sala de cirurgia.

De acordo com o Conselho, "é vedado ao médico a prática de concorrência desleal, o exercício mercantilista da medicina; permitir que sua participação na divulgação de assuntos médicos em qualquer veículo de comunicação de massa, deixe de ter caráter exclusivamente de esclarecimento e educação da sociedade, e a divulgação de assuntos médicos de forma sensacionalista, promocional ou de conteúdo inverídico".

“O CRM-MT repudia de maneira veemente tais desrespeitos ao Código de Ética Médica e observa todos os aspectos atinentes à responsabilidade profissional. Zelamos pelo perfeito desempenho ético da medicina, bem como pelo prestígio e bom conceito da profissão”, ressalta.

Em alguns anúncios publicados nas redes sociais de Marcos, diz que a implantação das próteses custa R$ 6.950 com todos os procedimentos inclusos.