Geral

Cuiabá e Várzea Grande manterão festas de Ano Novo

Foto: Gazeta Digital (GD)

Após audiência de conciliação com o Ministério Público Estadual (MP), as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande manterão a liberação para a realização de festas na quinta-feira (31), véspera de Ano Novo.

De acordo com a reunião realizada na terça-feira (29), os promotores dos eventos serão notificados previamente quanto ao cumprimento das novas medidas de biossegurança que serão publicados por meio de um novo decreto.

Além disso, no dia também terá equipes de fiscalização que farão rondas nos locais para verificação desse cumprimento com emissão de relatório. A conciliação contou com a participação dos prefeitos Lucimar Campos (DEM) e Emanuel Pinheiro (MDB), secretários de Saúde e procuradores dos respectivos municípios.

Entenda o caso

Ministério Público ingressou com ação civil pública, com pedido de liminar, para a Justiça impedir que eventos públicos e particulares com aglomeração de pessoas ocorram em Cuiabá e Várzea Grande.

Conforme o MP, a ocupação dos leitos da covid-19 aumentou de forma significativa nos últimos dias, em razão do abrandamento das medidas de isolamento. “Não obstante os dados do Boletim Epidemiológico indicarem uma taxa de ocupação de leitos UTI Covid de, em média de 45% na Capital, é de se destacar que existe um número grande casos suspeitos de pacientes internados na região”, destaca o órgão.

Além disso, é importante lembrar que os ciclos da pandemia são calculados em prazos de 14 dias. A aglomeração de natal e ano novo vão fazer os níveis de casos subirem de forma exponencial nos primeiros 15 dias de janeiro, podendo causar a superlotação das unidades.

Veja nota da Prefeitura de Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Ordem Pública, informa que:

- Após audiência de conciliação realizada nesta terça-feira (29) com o Ministério Público Estadual, ficou decidido que está mantida a liberação para realização dos eventos no dia 31 (quinta-feira), véspera de Ano Novo.

- No entanto, todos os estabelecimentos e promotores serão previamente notificados quanto às novas medidas de biossegurança que serão adotadas no município e sancionadas pelo prefeito Emanuel Pinheiro, por meio de um novo decreto previsto para ser publicado na quarta-feira (30).

Desta feita, a Secretaria de Ordem Pública por meio de uma ação conjunta com a Polícia Militar, farão rondas nos locais para verificação in local do cumprimento das normativas.

Em caso de descumprimento, os locais e/ou proprietários serão devidamente notificados.

- Mais uma vez, a compreensão e a conscientização de todos serão de fundamental importância para evitar a disseminação do novo coronavírus na Capital.

Texto: Gazeta Digital (GD)