Geral

Cuiabá está entre as 11 capitais com piores índices em vacinação infantil contra covid-19

Cuiabá está entre as 11 capitais do país com piores índices em vacinação infantil, de acordo com boletim da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Até o momento, apenas 15,7% da população na faixa etária entre 5 e 11 anos foi imunizada contra a covid-19.

O boletim apresenta um panorama atual da vacinação contra a covid-19 entre as crianças, que aponta para uma grande heterogeneidade a nível nacional. Conforme a fundação, é preciso reforçar a articulação de todas as esferas de gestão para mudar esse cenário.

Os dados demonstram que Cuiabá está abaixo da marca do país, com 15,7%. Em seguida, estão Macapá (1,6%), Boa Vista (20,6%), Rio Branco (6,9%), Porto Velho (16%), Teresina (8,4%), João Pessoa (15,8%), Recife (1,9%), Belo Horizonte (18,4%) e Campo Grande (1,6%).

Em Mato Grosso como um todo, a cobertura vacinal da capital e de outros municípios estão praticamente equiparadas. O mesmo ocorre no Amapá, Acre, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.

Em sua maioria, a cobertura vacinal de primeira dose das capitais é maior que a do estado como um todo. Os pesquisadores voltam a reforçar a vacinação infantil contra a covid-19. Em um cenário em que apenas este grupo não está imunizado, ele se torna particularmente vulnerável à infecção e à disseminação do vírus, inclusive entre outros grupos etários, especialmente com a volta às aulas.

Os pesquisadores citam que o crescente movimento antivacina possui contorno diferente daquele observado em outros países. “Trata-se aqui de um receio seletivo para a vacina contra a covid-19. Mais do que nunca, cabe o devido esclarecimento à sociedade civil, com linguagem simples e acessível sobre a importância, efetividade e segurança das vacinas, envolvendo a responsabilidade de todos os níveis de gestão da saúde no país”, pontuam.