Geral

Cuiabá registra 7 casos de infecção simultânea de gripe e Covid

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informou na terça-feira (4) que entre dezembro e ontem foram notificados sete casos de flurona,  a infecção simultânea por gripe e Covid.

De acordo com o levantamento da Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis de Cuiabá, a cidade registrou seis casos de síndrome gripal por coinfecções por Influenza A H3N2 e Covid-19 e um caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por coinfecção dos mesmos vírus.

Segundo a SMS, a SRAG é o quadro mais grave, quando o paciente chega a ser internado, enquanto na síndrome gripal o atendimento é ambulatorial.  

A paciente que teve a Síndrome Respiratória Aguda Grave é uma mulher de 34 anos, que foi internada em hospital particular de Cuiabá. Ela se recuperou bem e já recebeu alta. 

Registros em Cuiabá

No total do levantamento, Cuiabá notificou 118 casos de síndrome gripal de residentes. Os pacientes apresentaram contaminação por Influenza A (88 casos), Influenza A H3N2 (21), Influenza A H1N1 (1) e vírus sincicial (1). 

A Pasta também informou que houve coinfecções por Influenza A H3N2 e Covid-19 (6) e coinfecção por Influenza A H3N2 e rinovírus (1).

Dos casos de SRAG, 134 casos foram notificados entre moradores de Cuiabá. Entre os 44 casos confirmados, os pacientes foram contaminados por (33) Influenza A, (4) Influenza A H3N2, (1) Influenza B, (5) Covid-19 e (1) coinfecção por Influenza A H3N2 e Covid-1. 

De acordo com a secretaria, ocorre atendimento em livre demanda nas unidades básicas de saúde para atender os casos leves e orienta a população que mantenha as medidas de prevenção.

A recomendação pe de higienização constante das mãos, uso de máscara, distanciamento social e atualização da caderneta de vacinação.

Registros em sete Estados

O Ministério da Saúde ainda não divulgou nenhum balanço dos casos no Brasil.

A Pasta informa, em nota, que "os dados de influenza e outros vírus respiratórios são monitorados pela Pasta via Vigilância Sentinela, onde, por amostragem semanal, são feitos diagnóstico para Influenza e alguns outros vírus respiratórios, além da vigilância da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e Covid-19”. 

Conforme levantamento da CNN Brasil, divulgado nesta terça, sete Estados brasileiros já registraram contaminação simultânea de gripe e coronavírus.

Além de Mato Grosso, o flurona foi registrado na Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.