Política

Cúpula do Clima: Bolsonaro promete acabar com desmatamento ilegal

Foto: Cenário MT

A conferência virtual organizada pela Casa Branca com a participação de 40 líderes internacionais, começou esta quinta-feira com as intervenções dos presidentes Joe Biden, Xi Jinping, Jair Bolsonaro, Vladimir Putin ou Andrés Manuel López Obrador, entre outros.

No seu discurso, Bolsonaro disse que para fortalecer os órgãos de fiscalizações contra o desmatamento, iria aumentar os investimentos no setor.

Lideranças de mais de 40 países participam quinta-feira (22) do 1º dia da cúpula organizada pelo governo dos EUA.

“Com o Brasil reduzindo seu desmatamento ilegal a zero, ele também chegará próximo de 50% de redução dos gases de efeito estufa. Assim, como os países anunciaram no evento de hoje, no mesmo patamar”, afirmou ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

 

#AoVivo: Presidente Jair Bolsonaro participa da Cúpula de Líderes sobre o Clima. Videoconferência foi organizada pelo governo norte-americano. Acompanhe: https://t.co/oqosNFn5K6

— Planalto (@planalto) April 22, 2021

 

O presidente dos EUA, Biden, também se comprometeu a “reduzir pela metade” as emissões de gases de efeito estufa dos EUA até 2030, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

O diretor-gerente do FMI disse que a mudança climática representa enormes riscos para o desenvolvimento econômico, mas também oferece “oportunidades incríveis para investimentos transformadores e empregos verdes”.

Recursos

Para atingir essas metas, segundo ele, o Governo coloca recursos em agências ambientais, Polícia Federal, logística das Forças Armadas e abre a possibilidade para que países, empresas, entidades nacionais e estrangeiras colaborem para com o orçamento para a redução do desmatamento ilegal.

“Isso será tão e mais fortemente feito quanto a gente possa receber recursos tangíveis, volumosos e imediatos dos países e empresas estrangeiras. Quanto mais recursos vierem, quanto mais apoio existir, maior probabilidade de antecipar tanto a extinção do desmatamento ilegal quanto a redução de 50% dessas emissões”, afirmou o ministro.

Mais recursos para a fiscalização

O ministro do Meio Ambiente comentou sobre o fortalecimento dos órgãos ambientais e ações de fiscalização. “Os recursos especificamente de comando e controle serão dobrados, como disse o Presidente em sua fala, e os recursos estão sendo estabelecidos agora, por ocasião da aprovação do Orçamento junto ao Congresso Nacional.”

Debate mundial sobre o meio ambiente

A Cúpula de Líderes sobre o Clima é organizada pelo governo dos Estados Unidos. O objetivo é garantir uma coordenação entre os principais líderes mundiais no debate sobre o clima, e discutir a crise climática, incluindo redução de emissões, finanças, inovação e criação de empregos, além de resiliência e adaptação.

O evento antecede a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), que ocorrerá em novembro deste ano, em Glasgow/Escócia.