Política

Damiani lidera no interior, nome é lembrado também em Capital

Se depender dos nomes que foram lembrados na segunda rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados, a renovação à Assembleia Legislativa pode ser pequena na eleição do dia 2 de outubro próximo. Entre os 30 nomes mais citados, 15 são da atual composição do Parlamento mato-grossense.


Candidato à reeleição, o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), é o primeiro nome lembrado pelos eleitores de Mato Grosso. O segundo mais destacado é o da deputada Janaina Riva (MDB), líder de votos na eleição passada. Deputado Max Russi (PSB) está na terceira posição. Além de parlamentares, eles têm em comum integrarem a Mesa Diretora da Casa de Leis.


Ex-governador Júlio Campos (União), presidente da Câmara de Vereadores de Várzea Grande, Fábio Tardin, o Fabinho (PSB), ocupam a quarta e quinta colocações, respectivamente. Os deputados Nininho (PSD), Lúdio Cabral (PT), Faissal Calil (Cidadania) e Paulo Araujo (Progressistas), que disputam a reeleição, são lembrados em seguida, logo após é destacado o nome do ex-secretário de Cultura e Esportes de Mato Grosso, Beto Dois a Um (PSB).

 

Gazeta Dados

Gazeta Dados - Segunda Rodada - Deputado Estadual

 

Parlamentares municipais, como o presidente da Câmara de Cuiabá, Juca do Guaraná (MDB), Dilemário Alencar (Podemos), Edna Sampaio (PT), estão entre os lembrados.


Presidente da Câmara de Sorriso, Leandro Carlos Damiani, conhecido como Damiani da TV (PSDB), os vereadores Luizinho Magalhães (Progressistas), de Primavera do Leste, e Diego Guimarães (Republicanos), de Cuiabá, estão entre os 30 mais citados.

 

Contudo, o Instituto Gazeta Dados observa que a pesquisa para deputado estadual não tem cunho científico e foi realizada de maneira espontânea. 46,20% não souberam ou não responderam.


Os deputados estaduais Thiago Silva (MDB), Elizeu Nascimento (PL) Valdir Barranco (PT), Sebastião Rezende (União), Wilson Santos (PSD), Dilmar Dal Bosco (União), Valmir Moretto (Republicanos) e Xuxu Dalmolin (União) estão na lista dos
nomes destacados.


Ex-prefeitos, ex-secretários e ex-vereadores também foram lembrados pelos eleitores. Também são observadas que candidaturas de partidos de direita foram mais lembradas pelos eleitores.

 

Sobre a Pesquisa
Pesquisa foi realizada entre 22 e 25 de setembro e ouviu 1.080 pessoas de forma presencial. A metodologia da pesquisa é
Survey, com realização de entrevistas utilizando questionário estruturado junto a uma amostra representativa populacional do Estado de Mato Grosso, abrangendo 46 municípios das regiões norte, nordeste, sudoeste, centro sul e sudeste.


A pesquisa usa amostra por quotas, proporcionais às características socioeconômicas da população. A margem de erro é de 3,0 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o nº MT01203/2022.