Geral

Defesa Civil aponta 56 focos de incêndio no município de Sorriso

Foto: Portal Sorriso

O município de Sorriso já contabilizou 56 focos de incêndios e o monitoramento vem sendo continuamente feito pela Defesa Civil. Para o coordenador do órgão, os números são preocupantes. 

"Infelizmente, dados dos órgãos oficiais nos leva a crer que teremos severos incêndios florestais nesse ano de 2021. O agricultor é o que mais protege, uma vez que se passou fogo na sua lavoura, ela perde a sua poupança, minerais e tudo que foi colocado ali e demora anos para essa recuperação. O que acontece são acidentes e negligência, como bitucas de cigarro e vidros que podem formar uma lente com altas temperaturas e geram combustão". 

Santos frisa que em caso de foco de incêndio as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros devem ser acionadas pelo telefone 199 e 193. 

Assim como nos anos anteriores, o período proibitivo de queimadas no Estado de Mato Grosso deve se iniciar em julho. 

Conforme o Portal Sorriso noticiou, no fim de abril foi criado o Comitê Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais e Urbanos que, além da Prefeitura, conta com integrantes de diversas outras instituições, como o do Sindicato Rural, o CAT, a Aprosoja, o Corpo de Bombeiros Militar (BM), a Polícia Militar (PM), a Polícia Judiciária Civil (PJC), associações empresariais e concessionárias de rodovias. 

O comitê é presidido pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Lincoln, e foi dividido em vários grupos de trabalho para atuar tanto na prevenção, conscientização e no combate a possíveis incêndios. 

Mais imagens

Owl Image

Texto: Redação Portal Sorriso