Geral

Defesa Civil de Sorriso emite alerta máximo para baixa umidade do ar

Foto: Portal Sorriso

Médico faz recomendações para ajudar a amenizar os efeitos causados pelo "clima de deserto"

Nesta manhã, o chefe da Defesa Civil de Sorriso, Fábio Santos, informou que o município se encontra em estado de atenção por causa da queda da umidade relativa do ar. Por isso, o órgão emitiu o alerta vermelho porque a umidade tem variando entre 20% e até 12%, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Devido ao clima seco, é maior o risco de incêndios florestais e agravamento de doenças pulmonares, além de dores de cabeça, entre outros problemas de saúde.

Por causa dos incêndios, por exemplo, o ar seco se mistura à fumaça e prejudica, ainda mais, a saúde dos moradores. Entre as mais afetadas, estão as pessoas que moram nas proximidades de locais onde têm ocorrido incêndios.

O médico Josmar Martins alerta que, neste período, são propagadas diversas doenças respiratórias, como renite, sinusite, gripes, resfriados, pneumonia, asma, bronquite, dentre outras.

Para amenizar os efeitos causados pela baixa umidade, algumas medidas podem ajudar, como evitar ingerir bebida alcoólica, bem como atividade física das 10h às 16h. Por outro lado, deve-se investir em hidratação, utilizar aparelhos que auxiliam na climatização, como umidificadores, ou até mesmo espalhar vasilhas com água e toalhas molhadas.

O uso de soro fisiológico nos olhos e nariz também ajuda a evitar lesões e ressecamentos, segundo o médico.

Texto: Redação Portal Sorriso com informações de Ronaldo Igaxira/TV Sorriso/Record TV