Saúde

Demanda por atendimento no Hospital de Campanha e Centros de Atendimentos cai em cerca de 30%

Foto: Portal Sorriso

Apesar dos índices crescentes de Covid-19 em Sorriso, o atendimento a pacientes com coronavírus ou sob suspeita reduziu e já não há mais lotação diária no Hospital de Campanha (HC) de Sorriso – que funciona nas dependências do Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) –, e nos Centros de Atendimentos a Síndromes Respiratórias, situados nos bairros São Mateus e no Jardim Carolina.

A procura por atendimento em tais unidades de saúde diminui cerca de 33,33% no início deste mês de agosto, de acordo com o levantamento solicitado pelo Portal Sorriso à Secretaria Municipal de Saúde.

Antes, a média de atendimento, somando as três unidades, era de 300 diários, mas desde o início do mês caiu para cerca de 200. O quantitativo é variável e, até o momento, a Prefeitura ainda não detectou o que teria causado a redução.

Conforme a pasta, apesar da redução na demanda, o Hospital de Campanha mantém atendimento de 24 horas com quatro equipes em cada turno. No período diurno são quatro médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem que fazem os atendimentos. Já no período noturno são quatro médicos, três enfermeiros, e cinco técnicos até à meia-noite. A partir das 0h, duas equipes médicas fazem os atendimentos até às 7h.

Já os Centros de Atendimentos a Síndromes Respiratórias seguem com atendimento das 7h às 13h. Ontem, segundo a Secretaria de Saúde, foram registrados 236 atendimentos no Hospital de Campanha e nos Centros. “As unidades, juntas, já chegaram a atender até 400 pessoas. Ainda está sendo avaliado o que pode ter provocado essa redução na procura por atendimentos”, informou a assessoria.

Até o dia 23 de julho, conforme o último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso, o Hospital de Campanha – inaugurado no dia 11 de maio – havia ultrapassado 10 mil atendimentos médicos, com uma média de cinco mil por mês.

O kit de tratamento da Covid-19, que é entregue ao paciente quando há prescrição médica, ocorre no Hospital de Campanha. A unidade, no mês passado, recebeu 10 respiradores enviados pelo Governo Federal (Ministério da Saúde), cujos equipamentos são fundamentais no enfrentamento à Covid-19 porque ajudam pacientes com dificuldades para respirar nos casos graves da doença.

Dados divulgados hoje pela Secretaria de Saúde e Saneamento apontam que o município soma 2040 pacientes curados da Covid-19, 3492 casos confirmados e 58 óbitos em decorrência da doença.

Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso