Política

Deputados repudiam post de colega com conteúdo homofóbico

Foto: Mídia News

Os deputados estaduais Janaina Riva (MDB) e Lúdio Cabral (MDB) criticaram a postagem com conteúdo homofóbico feita pelo colega Gilberto Cattani (PSL) nesta semana.

O parlamentar publicou, na quarta-feira (20), em seus stories (ferramenta que apaga imagem em 24h) do Instagram os dizeres "ser homofóbico é uma escolha. Ser gay também". A postagem foi repudiada por diversas entidades dos direitos humanos da população LGBTQI+.

No Twitter e Instagram, Janaina apontou que ser gay não se trata de uma escolha, posto a vida de preconceitos e dificuldades que um gay enfrenta no País. E lembrou que a homofobia é crime no Brasil.

“Não posso concordar que gay escolha ser gay. A vida de uma pessoa LGBTQI+ não é uma vida de facilidades. É uma vida de dificuldade, de aceitação, violência, preconceito, desemprego e de tantos enfrentamentos incompatíveis com uma simples ‘escolha’”.

“A homofobia no Brasil é crime e ser homofóbico, sem dúvida, é uma escolha. É uma escolha que faz mais mal a quem o é, do que a quem ele elege como vítima”, emendou.

A parlamentar ainda apontou que publicações como as de Cattani fomentam o ódio.

“Minha preocupação é que nosso país continue com esse fomento ao ódio, quando deveríamos transmitir tranquilidade, segurança e compaixão. Tenho certeza que o povo mato-grossense e brasileiro espera mais de todos nós”, disse.

População precisa de proteção

O deputado Lúdio fez um vídeo em sua conta no Instagram e endossou que “a prática da homofobia é crime".

"[..] Discriminar as pessoas por causa da sua identidade de gênero e da sua orientação sexual é inaceitável e precisa ser denunciada sempre”.

“A população LGBT é discriminada no trabalho, na educação, na Saúde, é descriminada no convívio social e precisa de proteção e precisa de defesa e políticas públicas voltadas para combater todas - das mais sutis às mais absurdas - formas de descriminação”, disse em vídeo.

Publicação homofóbica 

Cattani usou seu perfil no Instagram nessa quarta (19), para publicar uma imagem com os dizeres: "Ser homofóbico é uma escolha. Ser gay também", antecedida pela hashtag “Está dito moçada”.

Bolsonarista, Cattani se classifica como “patriota, conservador e cristão”.

Presidente do Conselho Municipal de Combate à Homofobia, o colunista social Valdomiro Arruda afirmou que vai representar contra o parlamentar no Ministério Público Estadual por homofobia.

A postagem foi feita na semana em que é celebrado o dia de Combate a Homofobia, 17 de abril.