Geral

Desembargadora Clarice Claudino encerra Semana de Práticas Restaurativas com palestra em Sorriso

A importância da promoção da cultura da paz nas mais diversas áreas de interação social e na solução de conflitos foi o tema da palestra da desembargadora Clarice Claudino da Silva, realizada na comarca de Sorriso, nesta sexta-feira (21).

Com a palestra a desembargadora, que atualmente também é presidente do Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur), fez o encerramento da Semana de Práticas Restaurativas da Comarca de Sorriso, realizada entre os dias 17 e 21 de outubro no município.

Em sua fala, durante a palestra, a presidente do NugJur ressaltou que a Justiça Restaurativa é pensada e desenvolvida para curar a vítima, o ofensor e a comunidade. “Nós perdemos o contato com aquilo que nos move, os sentimentos, estamos trazendo então técnicas e soluções ancestrais, que vêm desde os povos indígenas, para a pacificação social e que vão além da simples punição, do sentimento de vingança e da cultura do medo”.

O juiz Anderson Candiotto informou que em todas as escolas municipais haverá um núcleo de pratica restaurativa. “São pessoas treinadas e capacitadas formadas pelo Judiciário para levar essa boa prática de restabelecer o diálogo pautado pelo respeito e oportunidade de falar e refletir”.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, frisou que graças à parceria com o Judiciário será possível preparar as pessoas para o diálogo na gestão pública.