Geral

Devido às queimadas, Defesa Civil de Sorriso estuda decretar situação de emergência

Devido ao quantitativo de incêndios registrados em Sorriso nos últimos dias, o Comitê de Prevenção e Resposta às Intempéries Climáticas prevê decretar situação de emergência. Segundo o Corpo de Bombeiros, há registros de focos simultâneos inclusive durante a madrugada, o que indica que os incêndios possam ser criminosos.

Na reunião realizada hoje, o chefe da Defesa Civil de Sorriso, Fábio Santos, informou que a situação tem se agravado porque o alto número de incêndios tem ocorrido não somente em propriedades rurais, como em locais onde há muitas pessoas agrupadas, como no assentamento Jonas Pinheiros, onde há quase mil residentes.

A Defesa Civil iniciou no dia 3 o monitoramento de um fogo no município vizinho, mesma data em que 14 hectares de uma fazenda foram queimados no assentamento. No dia 14, o fogo atingiu uma área de aproximadamente 2 mil hectares.

“Será feito levantamento dos prejuízos. Estamos também recebendo várias imagens de animais mortos pelo fogo, tratores que pegaram fogo ao tentar apagar as chamas. A Defesa Civil tem o Parecer favorável [para decretar situação de emergência]. Estamos já oficializando à superintendência da Defesa Civil Estadual”, informou Santos.

Ainda de acordo com a Defesa Civil de Sorriso, serão compilados todos os dados para a possível decretação de emergência. Conforme o capitão BM Eraldo Moura, comandante do Corpo de Bombeiros de Sorriso (10ª CIBM), foi montada força tarefa para combater os incêndios não somente em Sorriso, mas em outros cinco municípios vizinhos.

“Há focos simultâneos. Temos convicção de que são focos criminosos porque às 3h ou 4h dificilmente vai haver ignição espontânea, pois não temos incidência de raio nesse período. Pedimos para a sociedade que quem veja alguém cometendo o ato que denuncie de imediato”, frisou o capitão Moura.

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, frisa que o momento é crítico devido à baixa umidade relativa do ar, ventos e suspeitas de incêndios criminosos. “Estamos em estado de alerta. A Prefeitura tem estrutura de caminhão e material humano para combater incêndios, mas pedimos que denunciem pessoas que coloquem fogo. E pedimos que não coloque fogo nem no quintal da sua casa. Não é o momento de queimar nada, é um momento bastante perigoso e delicado”.

Texto: Redação Portal Sorriso