Saúde

Dez hospitais públicos de MT têm mais de 60% das UTIs ocupadas

Foto: Mídia News

Dez hospitais públicos de Mato Grosso já estão com 60% ou mais dos leitos de UTI para pacientes com Covid-19 ocupados. Conforme os dados são da Secretaria Estadual de Saúde, estas unidades estão no nível vermelho de alerta.

Apenas três unidades foram enquadradas na fase verde, com menos de 30% dos leitos utilizados. No total, 380 pessoas estão internadas em UTIs, entre unidades públicas e particulares no Estado. Destas, 226 no SUS. 

O Hospital Regional Irmã Elza Giovanella, em Rondonópolis (a 214 km de Cuiabá), tem a situação mais crítica, com todos os leitos ocupados. No Hospital Municipal Dr. Hideo Sakuno, em Juína (a 737 km da Capital), resta apenas uma UTI para pacientes infectados pelo novo coronavírus. 

Em Cuiabá, no Hospital Estadual Santa Casa, a situação está cada vez mais alarmante com 16 dos 20 leitos de UTI ocupados. Já no Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá a taxa de ocupação das UTIs é de 63,75% (29 das 80 estão disponíveis). 

No Hospital Municipal São Benedito, também na Capital, restam apenas 16 dos 40 leitos de UTI. Também estão no vermelho as seguintes unidades: Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro (em Nova Mutum), Hospital Regional Dr. Antonio Fontes (em Cáceres), Hospital Regional de Sinop, Hospital Regional de Água Boa e Santa Casa de Rondonópolis. 

Ainda conforme o boletim, oito hospitais se aproximam da situação crítica, ou seja, estão no nível amarelo. A situação mais preocupante neste grupo está sendo registrada no Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito, em Tangará da Serra (a 242 km de Cuiabá), que tem apenas seis leitos livres (com 53,85% da ocupação).

Assim como no Hospital Universitário Júlio Muller, na Capital, que está com 50% dos 16 leitos de UTI ocupados. Além deles, o Hospital Regional de Sorriso e o Hospital Vale do Guaporé (em Pontes e Lacerda) também estão no amarelo.

Também estão próximos da lotação: Hospital e Maternidade Santa Rita e Metropolitano Hospital Estadual Lousite Ferreira da Silva, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, Hospital e Pronto Socorro Municipal Milton Pessoa Morbeck (em Barra do Garças) e o Hospital Municipal Coração de Jesus (em Campo Verde). 

Apenas três unidades estão no nível verde, com menos de 30% de ocupação: Hospital e Maternidade São Lucas (em Várzea Grande), Hospital Regional de Peixoto de Azevedo e o Hospital São Luiz (em Cáceres).

Texto: Bruna Barbosa/Mídia News