Saúde

'Dia D' da campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação será neste sábado (17)

Foto: Ilustrativa

O Dia “D” de mobilização nacional de vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos será realizado neste sábado (17). Com o conceito Movimento Vacina Brasil, a campanha contará com mais de 40 mil postos em todo o Brasil.

Segundo a enfermeira Kátia Dal Pra, na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Sorriso, as unidades de saúde funcionarão das 8h às 17h (sem fechamento no horário de almoço).

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de imunizar diversas doenças como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B. A multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de menores de 15 anos. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário nacional de vacinação.

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) oferece atualmente 18 vacinas para crianças e adolescentes. Estados que necessitarem de reforço em estoques de vacinas poderão solicitar ao Ministério da Saúde.

Recomendações Covid-19

Para evitar o risco de transmissão da Covid-19 e garantir a segurança dos profissionais e da população, o Ministério da Saúde orienta que as ações de vacinação sejam realizadas conforme as recomendações sobre distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel.

Texto: Redação Portal Sorriso