Geral

Dose de reforço da Janssen está disponível em Sorriso

Se você é uma das 2.392 pessoas imunizadas em Sorriso contra a Covid-19 com a vacina da Janssen, chegou a vez de ampliar a proteção contra a doença. Na segunda-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu um lote com 2.020 doses deste imunizante e as doses restantes para fazer o reforço de todos os imunizados com Janssen no período de junho e julho devem chegar nos próximos dias.

Quem tomou Janssen só pode reforçar com Janssen?

Esta é a única das vacinas disponíveis contra a Covid que é em dose única e, portanto, a segunda dose do imunizante já representa a dose de reforço. De acordo com o Ministério da Saúde, é necessário um intervalo de dois a seis meses para que seja aplicada a dose de reforço, que, neste caso, só pode ser Janssen.

E as outras vacinas? Como é o reforço?

As outras vacinas (Coronavac, Astra Zeneca e Pzifer) contam com um esquema vacinal com duas doses, aplicadas com intervalos diferentes. Já quando a pessoa está com o esquema vacinal completinho, ou seja, com as duas doses devidamente aplicadas, em quatro meses deve ser feito o reforço, com o imunizante da Pfizer.

Tem vacina durante o recesso de fim de ano?

Para garantir a imunização dos sorrisenses neste período de festas de fim de ano, a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza um ponto vacinação no Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME).

O local está aberto das 7h às 19h nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23). Depois das celebração do Natal, o local volta a ser ponto de vacinação, de segunda a quinta-feira da próxima semana (27, 28, 29 e 30 de dezembro).  Nos dias 24, 25, 26, 30 e 31 de dezembro, assim como nos dias 1.º e 2 de janeiro, não haverá expediente.

Que vacinas serão aplicadas?

O ponto de vacinação do AME, que fica na Avenida Brasil, em frente à Escola Ivete Lourdes Arenhardt e por muito tempo abrigou o Hospital Municipal de Campanha (que hoje está no prédio ao lado) vai disponibilizar todas as vacinas contra a Covid-19, seja com reforço da Janssen, seja com reforço da Pfizer, seja com primeira ou segunda dose.

Vale lembrar que, de acordo com o Ministério da Saúde, podem ser imunizadas pessoas a partir dos 12 anos contra a Covid-19. Mesmo com a liberação da Anvisa de vacinas para crianças de 5 a 11 anos, esta faixa etária ainda não está contemplada pelo Ministério da Saúde.

E depois do recesso, onde serão os pontos de vacinação contra a Covid-19?

A partir do dia 3 de janeiro de 2022, voltam à ativa os três pontos fixos de vacinação contra a Covid-19: durante o dia, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, estarão de portas abertas o Centro de Eventos Ari José Riedi, no Rota do Sol e o PSF Novos Campos (a Upinha da Zona Leste).

Já das 17h às 20h, a agulhadinha que tem sido responsável pela queda de novos casos, assim como de agravamentos no caso de contaminações, poderá ser recebida no AME.