Geral

Duas mortes por leishmaniose visceral são confirmadas em Rondonópolis (MT)

Duas pessoas morreram por causa de leishmaniose visceral desde o início do ano em Rondonópolis, 218 km de Cuiabá, de acordo com a Secretaria Municipal de Sáude. Uma terceira morte está sendo investigada. As duas vítimas são homens, sendo um de 54 anos, morador do município, e outro de 52 anos, de Nova Brasilândia, a 223 km da capital.

Em relação ao terceiro caso, a secretaria informou que o paciente, de 32 anos, morava na Vila Paulista e morreu na semana passada. O Hospital Regional do município está cuidando do corpo e deve emitir um laudo sobre a causa da morte em um prazo de 10 dias.

Conforme a secretaria, a cidade é considerada endêmica para a doença, o que significa que pode afetar toda a população da região. A leishmaniose é transmitida por um mosquito que se prolifera em locais com sujeira.

A prefeitura informou que tem feito mutirão de limpeza nos bairros onde os casos foram registrados. A prevenção contra a doença é feita pela higiene e, conforme a adminstração, basta tomar os mesmos cuidados com a dengue que o mosquito não se prolifera.

 

A doença

A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa causada pelo protozoário Leishmania chagasi. A transmissão acontece quando fêmeas dos 'mosquitos-palha' picam cães ou outros animais infectados, e depois picam o homem, transmitindo o protozoário.

Os sintomas em humanos são febre, perda de peso substancial, inchaço do baço e do fígado e anemia. Se não for tratada adequadamente, a doença pode ser fatal em 90% dos casos, conforme especialistas da área.

Já os cães podem apresentar emagrecimento, vômitos, fraqueza, queda de pelos, crescimento das unhas e feridas no focinho, orelhas e patas.

 

Cuidados contra a doença

Não existe uma única forma de prevenção contra a leishmaniose. Por isso, são necessários alguns cuidados:

 

  • Eliminar possíveis criadouros do mosquito-palha, como retirar matéria orgânica do quintal e não deixar lixo acumulado;
  • Limpar ambientes que tenham fezes de animais;
  • Usar coleira repelente para cachorros;
  • Implantar telas nas janelas quando o bicho fica dentro de casa;
  • Evitar passeios noturnos com os animais. Ao anoitecer, o mosquito apresenta maior atividade.