Geral

Em MT, 78 mulheres foram assassinadas em 10 meses em 2021

Em Mato Grosso, foram 78 ocorrências de assassinatos de mulheres, sendo 40 feminicídios e 38 homicídios, entre janeiro e outubro deste ano. Os dados são da Superintendência do Observatório de Segurança Pública.

Do total de crimes, 77% foram esclarecidos, com 60 autores identificados e 37 deles presos em flagrante ou por mandado de prisão decorrentes das investigações.

No caso dos feminicídios, Cuiabá, Sinop, Lucas do Rio Verde e Rondonópolis registraram três crimes cada.

No caso dos feminicídios, Cuiabá, Sinop, Lucas do Rio Verde e Rondonópolis registraram três crimes cada. — Foto: SESP

No caso dos feminicídios, Cuiabá, Sinop, Lucas do Rio Verde e Rondonópolis registraram três crimes cada. — Foto: SESP

Em 2020, foram 48 feminicídios, uma redução de 17% neste ano.

Um levantamento da Gerência de Inteligência Estratégica, da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, mostra que 56% das mortes ocorreram nas residências das vítimas.

Já o principal meio empregado pelos autores nos crimes foram armas cortantes (facas) usadas em 38% dos casos. Entre janeiro e outubro deste ano, a Polícia Civil contabilizou 11.984 requerimentos de medidas protetivas.

As cidades com os maiores números de solicitações são Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Cáceres e Sorriso.

 

Durante a pandemia

Mato Grosso é o segundo estado que mais teve crescimento nos casos de mulheres mortas durante o período de isolamento social, ficando atrás apenas do Maranhão onde o crescimento foi de 166%.

O aumento no número de feminicídios registrados nos 12 estados analisados foi de 22,2%, saltando de 117 vítimas em março/abril de 2019 para 143 vítimas em março/abril de 2020.