Agronegócios

Em visita ao Brasil, ministro do Japão assina parceria para troca de tecnologia no agro

Em visita ao Brasil, nesta sexta-feira, o ministro de negócios estrangeiros do Japão assinou atos de parceria bilateral para desenvolvimento de agricultura 4.0 e trabalhos de preservação ambiental.  O objetivo é que, neste ano, pesquisadores da Embrapa possam trocar tecnologias e conhecimento com os japoneses para aprimorar a agricultura de precisão no Brasil.

A assinatura aconteceu na Sala dos Tratados do Palácio Itamaraty, sede do ministério das relações exteriores. Entre os cinco atos formalizados, dois se referem à agropecuária: um memorando de cooperação para uso sustentável da Amazônia com promoção de sistemas agroflorestais e um ajuste complementar ao acordo de cooperação de desenvolvimento de agricultura 4.0 no Brasil.

A cooperação no projeto de desenvolvimento de sensores e plataformas de agricultura de precisão foi firmada no ano passado. De acordo com o diretor da Agência Brasileira de Cooperação, o embaixador Ruy Pereira, o ajuste assinado nesta sexta-feira além de dar seguimento à parceria entre Brasil e Japão no campo da agricultura, que existe desde a década de 1970 e, inclusive, auxiliou o desenvolvimento do cerrado brasileiro, o ajuste  possibilita também a renovação dos trabalhos com foco na tecnologia.

A expectativa é de que, neste ano, a parte prática do projeto seja iniciada com troca de equipamentos, insumos e consultorias. “Na primeira etapa, os técnicos do Japão precisam conhecer a nossa realidade, pois é muito diferente da agricultura brasileira. E nós também absorvemos a tecnologia que é bem avançada no Japão”“ disse o pesquisador da Embrapa Instrumentação, Ricardo Inamasu.

No próximo mês, o cronograma do projeto deve ser publicado com a previsão de investimentos. Na cerimônia de assinatura, os ministros Ernesto Araújo, de relações exteriores do Brasil, e Motegi Toshimitsu, de negócios estrangeiros do Japão, reforçaram que esses acordos fortalecem a confiança entre os dois países.