Saúde

Emanuel cita liminar da justiça e vê colapso no interior de MT

Foto: Mídia News

Em meio a uma semana marcada por troca de farpas entre o Município de Cuiabá e o Governo do Estado, o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que há cidades do interior do Estado cujo o sistema de saúde está colapsado, em razão da falta de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) à pacientes Covid-19.

“Cuiabá que foi atacada injustamente, de forma leviana e irresponsável, porque ficaram dizendo que aqui não tinha leitos. Agora, se você ver já Cáceres colapsou. A Justiça determinou que o Governo do Estado instale 15 novos leitos de UTI para pacientes Covid”, disse Emanuel.

“E há outros casos também. Sorriso colapsou, Sinop, se não me engano, está em colapso. Aí, que chamo atenção para onde está o problema”, emendou o prefeito, em entrevista à Rádio Jovem Pan, na sexta-feira (5).

A decisão judicial a qual Emanuel fez alusão é relativa a uma liminar da 4ª Vara Cível de Cáceres, determinando que o Estado providencie a instalação de 15 leitos de UTI adulto e 20 leitos de enfermaria na cidade.

Na decisão, a juíza Joseane Carla Ribeiro Viana Quinto Antunes determinou que todos os leitos estejam devidamente estruturados, com equipes especializadas e protegidas com os equipamentos de proteção individuais (EPIs) pertinentes. 

Ela ainda citou projeções que apontam para um aumento considerável de casos do novo coronavírus na cidade para os próximos dias.

De acordo com o prefeito Emanuel Pinheiro, em razão dessa ausência de leitos no interior, Cuiabá acaba tendo que suportar a demanda – que já existia antes mesmo da pandemia.

“Esse é o ‘problema de Cuiabá’. Vai bater todo mundo pra cá. O vírus está interiorizando. Cuiabá e Várzea Grande tem cerca de 1 milhão de habitantes e aqui estamos, até certo ponto com estabilidade, com certo controle do vírus”, afirmou.

“Quando digo ‘até certo ponto’, ‘certo controle’ é porque o vírus é extremamente agressivo, ainda sem cura, então a é luta diária, por isso todo cuidado continua sendo pouco”.

Ainda durante a entrevista, o prefeito afirmou que atualmente a Capital dispões de 95 leitos de UTI exclusivos a pacientes com a Covid-19, distribuídos da seguinte forma: 55 no antigo Pronto-Socorro e outros 40 no Hospital São Benedito.

Há também, mais 135 leitos de enfermaria destinados àqueles que contraíram o novo vírus.

“Autorizei a abertura de mais dez leitos no antigo Pronto-Socorro pra semana que vem. Aí vamos a uma estrutura de 105 leitos, fora os 90 leitos de UTI para as demais doenças. Porque as pessoas continuam infartando, tendo AVC, se acidentando. Infelizmente, não é só a Covid que leva à população para o hospital”, concluiu.

Texto: Mídia News