Política

Emanuel: “Escolas e universidades serão última atividade a retornar”

Foto: Mídia News

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que escolas e universidades da Capital serão as últimas atividades a serem retomadas na cidade, ainda sem uma previsão de data.

 

As atividades presenciais de ensino estão suspensas desde março, tão logo surgiram as primeiras notificações da Covid-19 (novo coronavírus) no Estado.

 

A princípio, existe um decreto da Prefeitura determinando a continuidade da suspensão até a o dia 15 de junho. No entanto, há a possibilidade de prorrogação dessa medida.

 

“A rede pública e privada de ensino em Cuiabá estão com as atividades suspensas até essa data. Acho que esse semestre será difícil voltar. Mas só posso dizer avaliando diariamente o comportamento do vírus até lá”, disse Emanuel em entrevista à Rádio Jovem Pan, na manhã de sexta-feira (5).

 

“Isso já era uma previsão, a última atividade que volta a funcionar são escolas e faculdades. Se vai ser dia 15 ou dia 30 ou junho, se vai ser agosto, só o comportamento da Covid que vai dizer”, acrescentou.

 

 Isso já era uma previsão, a última atividade que volta a funcionar são escolas e faculdades. Se vai ser dia 15 ou dia 30 ou junho, se vai ser agosto, só o comportamento da Covid que vai dizer.

 

Segundo o prefeito, em razão de sua especificidade, as escolas e universidades exigem um cuidado maior quando comparado as demais atividades.

 

Considerando unidades públicas e privadas na Capital, há um universo de 110 mil alunos e 30 mil trabalhadores.

 

“A maior parte das estruturas tem uma sala de aula para 40, 50 alunos. Não dá para promover o distanciamento social. E as crianças são assintomáticas, ou seja, existe todo um conjunto de características que exige um cuidado maior”, disse o prefeito.

 

“O comportamento da curva do vírus é que determina o retorno ou não. Dá para voltar gradativamente? Porque se voltar, qualquer uma será de forma gradual, lenta e com severas medidas de distanciamento e biossegurança. Agora, se detectarmos que ainda é um risco para propagar com mais rapidez o vírus, pode ter certeza que não vão abrir. Não há certeza de retorno no dia 15”, concluiu.

 

Retorno e preocupação

Algumas unidades de ensino, a exemplo do Colégio Maxi, em Cuiabá, anunciaram o retorno das atividades a partir do próximo dia 15. Todavia, caso o prefeito prorrogue o decreto, a retomada não poderá ocorrer.

 

O anúncio deixou pais preocupados, uma vez que os números de registros de doentes por Covid-19 têm crescido a cada dia.

 

A escola, no entanto, diz que estabeleceu normas de biossegurança, com orientação de um infectologista, para que as atividades possam ocorrer, caso as aulas voltem mesmo no dia 15.

 

Conforme documento enviado aos pais e responsáveis dos alunos, entre as medidas, está a checagem diária da temperatura corporal dos estudantes e funcionários.

 

Todos serão obrigados a usar máscaras de proteção, que serão ofertadas pela escola, terão rotinas guiadas para lavar as mãos e o fornecimento de álcool em gel na instituição será reforçado.

 

O colégio, também, diz que irá adotar rotas e escala de horário para evitar aglomerações.