Agronegócios

Embrapa estima perdas de 20% na safra enquanto Sindicato Rural de Sorriso aponta prejuízos pontuais

Foto: Portal Sorriso

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Empresa) aponta que a ocorrência de apodrecimento de vagens na cultura da soja vem sendo observada em diversas regiões brasileiras, em especial em Sorriso, Ipiranga do Norte e Tapurah, desde a safra 2019/2020, expandindo-se na safra 2020/2021 para outras regiões adjacentes. 

Em comunicado recente, a Embrapa advertiu que o problema pode reduzir a produtividade em até 20%. "O problema é caracterizado pelo apodrecimento de grãos e vagens, a partir do estádio R5.4 (51% a 75% da formação de grãos), causando redução de produtividade de até 20% e perda da qualidade de grãos e gerando níveis de desconto por grãos avariados que chegaram a 30%", aponta a Embrapa. 

Ao Portal Sorriso, o presidente do Sindicato Rural de Sorriso, Silvano Filipetto, aponta perdas pontuais, e não generalizadas de 20%. "A Embrapa deu de se entender que Sorriso inteiro vai ter queda de 20% na safra. Essa informação eu acho que está errado. Vai ter perdas pontuais em alguns produtores. Pode ser que aconteça esses 20%, como já ouvi produtor falar até mais, em alguns talhões, mas não será para todos. Claro que essa anomalia aumentou bastante esse ano, a gente tá vendo mais no campo. Porém, está se investigando e não será perda total de 20%". 

Segundo a Embrapa, a hipótese para a causa do apodrecimento das vagens, que resulta em grãos enrugados, está ligada ao ambiente desfavorável para o crescimento da lavoura. No fim de setembro e no início de outubro, boa parte da região central do Brasil registrou uma onda de calor com temperaturas recordes em vários estados. 

"Em análises realizadas em grãos e vagens com e sem sintomas, foram encontrados gêneros de fungos já descritos na cultura como Phomopsis, Colletotrichum, Cercospora e Fusarium. Esses fungos são descritos como latentes na cultura da soja, podendo ser obtidos de diversos tecidos em diferentes estádios fenológicos", apontou a Empraba. Veja o comunicado na íntegra aqui.

Texto: Redação Portal Sorriso