Geral

Empreendedores da área de turismo podem cadastrar dados na Plataforma Integrada de Turismo

Foto: Cenário MT

A partir de julho estará no ar mais uma ferramenta para quem busca dicas de turismo pelo Mato Grosso! Trata-se da Plataforma Integrada Turismo (PIT). E se você é de Sorriso e atua na área de turismo e ainda não realizou seu cadastro na plataforma, corre que ainda dá tempo! E o melhor: o cadastro é gratuito e seu empreendimento irá aparecer em um endereço único para quem busca dicas de turismo no Estado de Mato Grosso. Para realizar o cadastro, basta que o interessado já seja cadastrado no Cadastur.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Drusina, a parte que compete ao município como o cadastro de áreas públicas de turismo e informações da área de saúde já foi realizada. “Precisamos agora que os empresários das redes hoteleiras, de pousadas, restaurantes, agências de viagens de turismo, locadoras de veículos, promotores de eventos, entre outros, entrem e cadastrem-se. Iniciamos a divulgação esse trabalho em maio e desde então estamos recebendo cadastros”, explica. “É uma oportunidade a mais para divulgação”, salienta. Drusina destaca que não há prazos para o cadastro, mas que no início de julho a plataforma já estará no ar, à disposição dos turistas para buscas.

Desenvolvida pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Secretaria Adjunta de Turismo em parceria com os municípios mato-grossenses, a  PIT funcionará como uma ferramenta de gestão virtual da oferta turística dos municípios. “A plataforma irá disponibilizar informações organizadas para o planejamento, gestão e promoção do turismo”, diz Drusina. Para ter as informações sobre seus negócios na plataforma, basta que o próprio comerciante acesse o link http://descubramatogrosso.com.br/admin/login e realize o cadastro disponibilizando as informações.

“A PIT é totalmente gratuita e uma ótima opção de divulgação. As informações de cada município serão gerenciadas pelo departamento de turismo de cada um”, salienta. Podem cadastrar informações segmentos do ramo hoteleiro, agências de viagens e turismo, transportadoras turísticas, bares, restaurantes, produtores de eventos, lazer e entretenimento. E assim que o viajante acessar o site http://descubramatogrosso.com.br terá à disposição informações detalhadas sobre o Estado.

O secretário destaca que a plataforma está em elaboração desde o fim de 2019 seguindo o exemplo das informações disponibilizadas pelo Estado de Minas Gerais. “Disponibilizá-la nesse momento em que estamos enfrentando essa pandemia é muito importante”, frisa. “É uma forma de nos reinventarmos e reinventar a divulgação do nosso turismo”, acrescenta.

Drusina pontua que quem tiver dúvidas para a realização do cadastro ou em relação à qualquer outra informação pode procurar apoio na Secretaria de Desenvolvimento Econômico em anexo ao Centro de Eventos Ari José Riedi, no bairro Rota do Sol pessoalmente de segunda a sexta-feira das 7 às 12 horas ou ainda pelo telefone (66) 3544-1431 ou pelo email semictur@sorriso.mt.gov.br .

Lembrando que o Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) pode ser feito diretamente no site do Ministério do Turismo no cadastur.turismo.gov.br e é obrigatório para acampamento turístico, guia turístico, agência de turismo, meio de hospedagem, organizadora de ventos, parque temático e transportadora turística. Para os demais empreendimentos é facultativo.

Descubra Mato Grosso

A PIT integra o Programa Descubra Mato Grosso que tem como objetivo principal promover o desenvolvimento econômico na cadeia produtiva regional diminuindo a sazonalidade, proporcionando o turismo interno e estimulando o mato-grossense a querer conhecer e visitar os destinos turísticos e desfrutar dos atrativos do Estado.