Economia

Empresa busca apoio para obra de infraestrutura na via de acesso à unidade fabril

Foto: Prefeitura Municipal de Sorriso

O gerente industrial André Raphael Kokovicz e o coordenador administrativo Tiago Moreira, ambos da empresa Gelnex, participaram de uma reunião, na manhã de segunda (21), com o prefeito Ari Lafin e demais representantes do Executivo, bem como do Legislativo do município, para falar sobre o pedido de incentivo fiscal à empresa para a instalação de um trevo e pavimentação da via que faz o acesso da MT-242 até unidade fabril.

No ano passado, o tema já foi discutido e agora foi criada uma comissão para dar andamento ao processo, permitindo assim que seja executada a obra, cujo projeto foi fornecido pela concessionária Apasi, representada na reunião pelo diretor administrativo-financeiro da instituição, Nodimar Corrêa.  Presidida pelo secretário da Cidade, Ednilson de Lima Oliveira, a comissão conta com representantes da Prefeitura, da Câmara de Vereadores, da Apasi e também da Gelnex. A implantação do acesso também esbarra na necessidade de remanejamento de uma linha de transmissão de energia elétrica, o que demandará negociações  junto à Energisa.

“Nossa intenção, é, dentro da legalidade, e por meio de um esforço coletivo, viabilizar os processos necessários para que empresas como esta, que geram empregos e divisas para o nosso município, possam avançar com seu trabalho, principalmente neste momento em que a economia de Sorriso passa por um processo intenso de industrialização”, aponta o prefeito do município, Ari Lafin.

Para que se dê andamento ao processo, a Administração Municipal propôs a destinação de recursos por meio do abatimento em 3% do ISSQN (Imposto sobre serviço de qualquer natureza) a partir do início das obras, o que deve acontecer ainda neste ano. Para que se obtenha o valor global do empreendimento,  que supera a casa de R$ 1,5 milhão, a Gelnex também deve fazer investimentos.

Segundo o gerente industrial André Raphael Kokowicz, a instalação destas benfeitorias é indispensável para que a empresa possa avançar na comercialização com o mercado externo. “Há uma série de itens que são levados em conta na hora de destinar nosso produto para outros mercados e, futuramente, se esta situação não for sanada, pode se tornar um impeditivo para este processo”, comenta. Desde setembro 2018, a empresa produz no município colágeno parcialmente hidrolisado (gelatina) a partir de matérias-primas como peles de bovinos e suínos, empregando atualmente 140 funcionários diretos, com expectativa de expansão para meados deste ano.

Também participaram da reunião no gabinete do prefeito o presidente da Câmara, Cláudio Oliveira,os vereadores Toco Baggio, Dirceu Zanatta, Bruno Delgado, Nereu Bresolin, Silvana Perin Faccio, os secretários municipais Marlon Zanella (Governo), Sérgio Kócova Silva (Fazenda), e demais representantes das instituições envolvidas.