Geral

Empresária foge de Sorriso para se livrar de violência em relacionamento

Seis mulheres são assassinadas todos os meses. Esses números parecem chocantes e distantes da nossa realidade, mas se tratam de dados sobre feminicídios registrados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso.  

Nos últimos dois anos, esses números aumentaram 67%, passando de 39 registros em 2019 para 65 mulheres assassinadas em 2020. 

Sorriso está entre as cidades do estado com maior número de mortes de mulheres, com três registros somente no último ano.  

A empresária Eliane Schirmer é uma das mulheres que viveu a realidade da violência doméstica e publicou em suas redes sociais um desabafo sobre o fim do relacionamento abusivo. Ela residiu em Sorriso por 15 anos, onde obteve sucesso profissional e pessoal. 

"Hoje levo no coração a saudade e tristeza em deixar Sorriso, pois amava o que fazia.  Meus projetos que desenvolvia como coral de adultos e idosos, musicalização em escolas e participação nas celebrações, levando a música nas missas e eventos em geral no qual participava", recorda. 

A empresária relatou que foi vítima de agressão doméstica, emocional e financeira com quem foi casada por 3 anos e 8 meses. No começo da relação, o companheiro fazia alguns comentários machistas e ofensivos, em outros momentos, se mostrava gentil, mas aos poucos a situação foi mudando e a vida de Eliane se tornou um pesadelo.  

 "As agressões físicas tiveram início quando estava com sete meses de gestação da minha filha mais nova, que hoje está com 1 ano e 7 meses. Tivemos momentos de alegria, mas sempre prevaleceram os momentos de sofrimento, angústia, medo, terror e ameaças de morte". 

À reportagem da TV Sorriso, a empresária contou que registrou boletim de ocorrência, pediu medida protetiva, quando decidiu que deixaria tudo para trás para começar uma nova vida.  

Em Mato Grosso, o número de medidas protetivas expedidas tem aumentado. Em 2017 foram 13.306 pedidos, e em 2018 foram 14.089 mulheres sob proteção judicial. O ano de 2019 contabilizou 15.592 pedidos. Em 2020 foram 15.555.  

Confira AQUI a reportagem completa no Balanço Geral, programa da TV Sorriso. 

Texto: Redação Portal Sorriso com Aline Albuquerque/TV Sorriso/Record TV