Saúde

Enfermeiros citam precariedade na Saúde e pedem "lockdown"

Foto: Mídia News

O Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso (Sinpen) encaminhou um ofício ao procurador geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges, pedindo a interferência do Ministério Público Estadual para a decretação de "lockdown" em Cuiabá e Várzea Grande, como forma de conter a disseminação da Covid-19.

Caso o "lockdown" seja decretado na Capital e em Várzea Grande, ficaria restrita a circulação de pessoas em locais públicos e impedido o funcionamento de atividades não essenciais. E para sair de casa, o cidadão terá que apresentar um motivo justificável.

  O documento assinado pelo diretor Dejamir Souza Soares, na segunda-feira (8), pede ainda ao Ministério Público do Estado, que tome providências para a construção de hospitais de campanha e adaptação de estabelecimentos para disponibilização de novos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

De acordo com a classe, a situação enfrentada pelo Estado é dramática e temem um colapso na saúde nos próximos dias por causa da flexibilização das medidas de restrição das atividades comerciais.

“Neste momento de pandemia, escancara a precariedade do sistema de saúde estadual, ocasionando na habitual transferência dos pacientes para Cuiabá e Várzea Grande”, explica o documento.

“Além disso, conforme último BOLETIM INFORMATIVO Nº 91 da Secretaria Estadual de Saúde – do dia 07/06/2020, sobre a situação epidemiológica SRAG e COVID-19 –, estamos diante de triste quadro de 45,6% das UTIS ocupadas, o que coloca em alerta máximo o sistema de saúde”.

 Ontem (7) Mato Grosso atingiu o número de 12 mortes em 24 horas por conta da Covid-19, com o total de óbitos em 113.

Exoneração

Na semana passada, o cirurgião vascular e diretor clínico do antigo Pronto Socorro de Cuiabá, Carlos Augusto Araújo, teve rescindido seu contrato como cirurgião depois de apontar diversas falhas na unidade, que é referência para a Prefeitura no tratamento da Covid-19.

Em ofício, o médico citou a falta de medicamentos básicos para tratamento de pacientes com coronavírus.

O documento também aponta defeitos em ventiladores mecânicos utilizados para pacientes em casos mais graves e dificuldades para manutenção dos aparelhos.

O relatório diz que faltam servidores para cobrir as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), pediatras na ala infantil e outros especialistas, como ginecologista e endoscopista.

Outro lado

Por meio de nota, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro se manifestou sobre o pedido de Lockdown e afirmou que se houver algum descontrole ou qualquer ameaça de descontrole irá tomar medidas para proteger a saúde das pessoas.

Ele explicou ainda que tem trabalhado para manter a prevenção ao vírus, e segundo ele, reflexo disso, são os 20 decretos que já editou desde o começo da pandemia.

Além disso, também afirmou que já foram adquiridos equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais da rede municipal de Saúde, assim como foram expedidas notas técnicas da Vigilância Sanitária.

Também ressaltou que antes de Mato Grosso registrar o primeiro caso de COVID-19, Cuiabá  deu início a um rigoroso protocolo (seguindo as diretrizes da Organização  Mundial de Saúde) para evitar à disseminação do novo coronavírus, o que incidiu na criação de um Comitê Municipal de Enfrentamento, elaboração de um plano de prevenção, combate e mitigação à doença, além de medidas de garantia do isolamento social, como a adoção do sistema homem office a todos os servidores do Executivo e a suspensão das aulas na rede pública e privada na capital, além da restrição aos segmentos econômicos e suspensão do serviço de  transporte público.

Veja a nota na íntegra:

Em relação à solicitação do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Mato Grosso – SINPEN/MT para a decretação de lockdown em Cuiabá, a Prefeitura Municipal informa:

-O prefeito Emanuel Pinheiro reafirma que jamais se furtará a adotar medidas, mesmo que extremas. “Se houver um descontrole ou qualquer ameaça com o possível descontrole, não tenham dúvida de que adotarei qualquer medida, seja ela qual for, para proteger à saúde e a vida das pessoas”. 

-Oportuno esclarecer ainda que antes de Mato Grosso registrar o primeiro caso de COVID-19, Cuiabá  deu início a um rigoroso protocolo (seguindo as diretrizes da Organização  Mundial de Saúde) para evitar à disseminação do novo coronavírus, o que incidiu na criação de um Comitê Municipal de Enfrentamento, elaboração de um plano de prevenção, combate e mitigação à doença, além de medidas de garantia do isolamento social, como a adoção do sistema homem office a todos os servidores do Executivo e a suspensão das aulas na rede pública e privada na capital, além da restrição aos segmentos econômicos e suspensão do serviço de  transporte público.

-Foram adquiridos equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais da rede municipal de Saúde, assim como foram expedidas notas técnicas da Vigilância Sanitária; 

-Desde então, o prefeito Emanuel Pinheiro já editou 20 decretos, todos pautados pela premissa de  achatar a curva de crescimento da doença, para que em tempo célere fosse organizada uma rede de saúde exclusiva para os casos da Covid19. 

-Além disso medidas de biossegurança foram tomadas, como desinfecção de locais públicos por meio do uso de caminhões pipas e borrifadores, instalação de lavatórios populares em pontos estratégicos da cidade, fechamento de parques municipais para evitar aglomerações, entre outros.

- Somente após 40 dias do veto ao funcionamento dos estabelecimentos comerciais, o Executivo deu início a um plano de retomada gradual e segura dos segmentos econômicos;

-  O processo de retomada ocorre de maneira restrita, com horário reduzido, uso obrigatório de máscaras, além da obrigação da disponibilização de álcool em gel por parte dos estabelecimentos.

-A Prefeitura de Cuiabá, seguindo princípio da economicidade, transformou a antiga estrutura do  antigo Pronto-Socorro no Hospital de Referência para a COVID-19 na capital, onde foram disponibilizados 55 leitos de UTI, além de 170 leitos de enfermaria. Também foram disponibilizados 40 leitos de UTI no Hospital São Benedito, especificamente para pacientes com COVID-19. Por último, foi aberta nesta segunda-feira, 8, a UPA Verdão, que funcionará como retaguarda para o Hospital de Referência.  

-Semanalmente, o prefeito Emanuel Pinheiro preside as discussões do Comitê Municipal de Enfrentamento. É nesse espaço – mediante embasamento técnico - são debatidas as medidas a serem  implementadas relacionadas à pandemia.

Texto: Mídia News