PODER EXECUTIVO

Escola Aureliano Pereira da Silva desenvolve o Projeto Pomar de frutíferas em Vasos

Projeto Pomar de Frutíferas em Vasos, baseado no TCC do curso Tecnologia em Gestão Ambiental, do professor Marcos Antônio Aguiar, começa a ser desenvolvido nesta sexta-feira, dia 17.

Depois de adaptar o trabalho que defendeu na conclusão do curso de graduação do Instituto Federal do Mato Grosso- IFMT Campus Sorriso, no final de 2023, o professor Marcos Antônio Aguiar, o apresentou à Secretaria Municipal de Educação (SEMED) que o aprovou.  De posse da aprovação ele o doou para a escola Aureliano Pereira da Silva, cuja diretora, Eliane Siqueira Barrozo Rogeri, foi a primeira a conhecer e aprovar a sua implantação. Sendo assim, nesta sexta-feira, 17 de maio, terá início o plantio de treze espécies de plantas frutíferas com alunos do 1º ao 6º ano.

De acordo com o professor autor do projeto adaptado, serão plantados dois vasos de cada espécie, por exemplo, cada tipo de frutíferas serão plantadas em dois vasos, totalizando 26 vasos. Entretanto, o cultivo de árvores frutíferas requer conhecimentos para sua implantação, técnicas que vão desde a escolha da planta, o tipo de vaso, terra e adubo, até a colheita, para isso o próprio professor irá coordenar o projeto. A escola também conta com o apoio do professor e agrônomo Matheus Marangon Debastiani e o CAT (Clube Amigo da Terra).

No projeto, o professor Marcos destaca que as atividades ligadas ao uso do solo tais como mexer a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar, não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com a natureza desperta o interesse do aluno no cuidado com o ambiente ao desenvolver atividades práticas.

“O pomar de frutíferas em vasos pode ser um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de Matemática, Ciências, Geografia, História, Educação Física, Português etc. Os alunos aprendem, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento das plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas etc.

A fruticultura se caracteriza como um segmento da agricultura que consiste na produção de várias espécies de frutos, entretanto, para sua realização alguns aspectos devem ser considerados, tais como: técnicas a serem utilizadas, questões socioeconômicas, ambientais e espaço”, descreve Marcos.

O projeto, segundo o seu autor, tem por objetivo ampliar o currículo escolar; oportunizar a participação da comunidade nas atividades escolares; gerar relações interpessoais mais respeitosas das individualidades e diversidades, além de práticas humanas mais cooperativas, solidárias e fraternas; verificar de que forma o plantio de árvores frutíferas em vasos pode contribuir para a preservação do meio ambiente e, por fim avaliar o cultivo de plantas frutíferas como forma de melhorar a qualidade de vida.

O tempo de execução do projeto está estimado em pouco mais de sete meses. Tendo início neste mês de maio com a construção das bases e plantio das frutíferas selecionadas para o cultivo, findando em dezembro. Nesse período um longo caminho será percorrido com inúmeras atividades que vão do monitoramento e manutenção dos vasos, irrigação, controle de pragas, registro de dados; monitoramento das condições para o crescimento e desenvolvimento das plantas, registro de dados, até o monitoramento de floração e frutificação, registro de dados, entre outros. Finalizando com a avaliação, onde serão analisados os aspectos positivos e negativos para a correção de falhas, levando-se em consideração o volume de produção, produtividade, ocupação da mão-de-obra, qualidade dos produtos, consumo etc.,

Confira as frutíferas que dão início ao projeto

Limão taiti, amora gigante, goiaba gigante, manga palmer, acerola, jabuticaba, ponkan, laranja, caju, pitanga, cajá anão, banana nanica, Lima.

 

Cronograma de Plantio - Sexta-Feira 17/05/24

Horário Matutino

07:30h Prof. Celeste pre1 B 3°A

08:00h Prof. Gabriela 5 B

08:30h Profs. Marcos/Soraya 6E

09:30h Profs. Débora e Tânia/ 1A e 2A

10:00h Profs. Amélio 6B ,2ºano A, B e C/ Tatiane, Lídia e Jana

10:30h Prof. Creide 6 D

 

Horário Vespertino

13:30h Prof. Márcia  Pré 1 G

14:00h Profs. Jana e Lídia 2° Ano D e E

14:30h

15:30h 5 Ano D/1°Ano F

16:00h 1° Ano G Patrícia/Neiva/ 1°E Josias

16:30h

Tags

Imagens

Texto: Marlene Destri

Fotos: Arquivo professor Marcos