Política

Estevam deixa secretaria em Sorriso; assessores também pedem exoneração

A prefeitura de Sorriso confirmou que Estevam Calvo foi exonerado, a pedido, do cargo de secretário de Administração. Ele é pré-candidato a prefeito. Assume, inicialmente o seu lugar, o secretário-adjunto, Bruno Delgado.

Outras exonerações, também a pedido, foram registradas na edição 4.453 desta segunda-feira do Dário Oficial, como o de Flavio Ramalho dos Santos, que atuava como assessor do Departamento de Segurança Pública, na secretaria municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil. O assessor adjunto da secretaria de Governo, Celso Marcon, que exercia a função de coordenador da Casa dos Conselhos, também solicitou sua exoneração. Em seu lugar, assume o servidor Paulo Sérgio Pereira da Silva.

Parte dos servidores que pediu demissão deve ser candidata nas eleições de outubro. Conforme a prefeitura, alterações respeitam o prazo de desincompatibilização do serviço público, de acordo com o que rege a Justiça Eleitoral. Neste ano, as eleições que definirão novos prefeitos e vereadores ocorrerão no dia 6 de outubro, com segundo turno marcado para o dia 27 de outubro, situação que não se aplica a Sorriso.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a regra para que os servidores públicos se afastem de suas funções para disputar o pleito é de três meses antes das eleições. No entanto, este prazo passa a ser de seis meses, nos casos em que os servidores atuam em função de chefia.