PODER LEGISLATIVO

Executivo e Polícia Civil debatem estratégias para redução da criminalidade em Sorriso

O prefeito Ari Lafin reafirmou a manutenção dos termos de cooperação técnica que permite a cessão de servidores municipais para os órgãos de segurança em Sorriso.

O compromisso foi ratificado nesta quinta-feira (21), durante reunião entre representantes do Poder Executivo e o delegado de Polícia Judiciária Civil, Paulo César Brambilla, uma das corporações contempladas pela parceria.

“Todo ente federado detém responsabilidade em propor medidas em busca de um bem comum, nesse caso em específico a segurança pública. Essa foi uma postura que assumimos desde o início da gestão, e hoje fiz questão de convidar o delegado Paulo César para reafirmar esse compromisso e nos colocarmos à disposição da corporação”, assinala Ari.

Ao debater as estratégias para reduzir os índices de criminalidade no Município, o gestor reforçou a necessidade do aumento do efetivo e de investimentos em tecnologia e em equipamentos. As sugestões foram compartilhadas por telefone com a delegada-geral da Polícia Civil, Daniela Silveira Maidel.

No início deste mês, a Polícia Civil anunciou a formação de 313 novos policiais nos cargos de delegados, escrivães e investigadores, aprovados no último concurso público da área da segurança. Deste total, a corporação confirmou o envio de 17 novos agentes de segurança para Sorriso, sendo 02 delegados, 07 escrivães e 08 investigadores.

“A delegada-geral disse que, por determinação do governador Mauro Mendes, está desprendendo todos esforços necessários para concluir o processo de lotação dos novos agentes. Estamos ansiosos haja vista que o aumento do efetivo é um pedido que vem sendo feito reiteradamente pela Administração Municipal”, contextualiza o gestor.

Recém-chegado no Município, em substituição ao delegado Eugênio Rudy Junior, Paulo César Brambilla enalteceu a importância do trabalho conjunto a fim de mitigar os efeitos da criminalidade em Sorriso.

“Nossa experiência em campo evidencia que a cada ano os grupos criminosos estão mais organizados, funcionando como verdadeiras empresas do crime. A sinalização positiva do poder público é muito bem-vinda no sentido de potencializar a presença do Estado”, complementa o delegado.  

Também participaram da reunião os secretários municipais José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil), Hilton Polesello (Governo) e o assessor de segurança pública, coronel da reserva remunerada da Polícia Militar, Flávio Ramalho dos Santos.

Tags

Imagens

Texto: Michel Ferreira

Fotos: David Carvalho