Geral

Festival espera comercializar 20 toneladas de pamonha em Mato Grosso

A 3º edição do Festival da Pamonha, que acontece entre os dias 21 a 24 de abril, na região do Rio dos Peixes – (23km -na rodovia Emanuel Pinheiro-MT-251) – terá mais de 20 toneladas de pamonhas disponíveis à venda. Também haverá outras iguarias que serão vendidas nas 36 barracas: curau, doce, espetos, comidas típicas, artesanatos, caldos e outros. Nesta quinta-feira (14), ocorreu o lançamento do evento e apresentação dos produtos para à imprensa.

O evento está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e faz parte da programação de aniversário de 303 da Capital, a pedido do prefeito Emanuel Pinheiro. Outras pastas envolvidas são: Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico; Cultura, Esporte e Lazer; Mobilidade Urbana, Secretaria de Comunicação e a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb).

“Eu sei que é muito difícil após tantas pancadas que tomamos nesta pandemia, como perdemos amigos e familiares e muitos foram penalizados com os fechamentos dos estabelecimentos, mas, isso tinham que acontecer. Mas acabou. Agora, é hora de nos recuperarmos. Então o prefeito, com o seu compromisso com o seguimento, criou a Secretaria de Turismo, para que alavanque o setor, principalmente no pós-pandemia. A minha missão é potencializar o turismo na Capital, e esse evento vai dar uma pujança no setor. Essa é a presença da Prefeitura e do prefeito Emanuel Pinheiro aqui dentro deste Festival, ele pediu para nós, secretariado ajude o setor a gerar mais emprego e renda para todos”, comentou o secretário de Turismo, Zito Adrien.

Vendedor de pamonhas, há mais de 35 anos, o senhor Valdivino de Oliveira, da “Pamonharia do Divino”, conta que serão mais de 10 sabores de pamonhas. Além da tradicional, a doce com queijo, têm as temperadas com linguicinha apimentada com queijo, chica doida que será lançada no Festival. Ela é composta de milho, cheiro verde, pimenta, bacon e outros ingredientes.

“Estamos preparados e esforçados para esse grande evento. Já começou a procura pelo evento. No primeiro festival foram 8 toneladas, no segundo 11 toneladas, em 2022 a expectativa é mais de 20 toneladas” comentou ele.

Destaca que o Festival da Pamonha, inicia-se um novo momento no pós-pandemia, onde todos terão a oportunidade de sonhar e pensar pra frente.

“Vamos construir um futuro melhor para a nova geração. Por determinação do prefeito estamos aqui, abraçando esta causa, que é muito maior , que é aproximar o poder público e promover as transformações necessárias, a materialização dos seus sonhos quando vieram para os Rio dos Peixes. Quando viemos aqui a primeira vez, notamos que eles aqui estavam avançados, mas, precisavam deste Festival da Pamonha. Estamos aqui hoje para levar para a população cuiabana, conhecer o corredor econômico de Cuiabá e que todos parem aqui para degustar o setor econômico, essa região sempre prosperou, mas, queremos que esse evento seja conhecido no Centro Oeste, porque já é parte do nosso calendário e cultura”, comentou o secretário de Agricultura, Francisco Vuolo.

Estiveram presentes, o secretário de Cultura Aluízio Leite, adjunto de Turismo Rogério Varanda, subprefeito do Coxipó do Ouro, Múcio Jerônimo Albernaz Jr., representando a Secretaria de Mobilidade Urbana, o agente Rodrigo José, e também os representantes do comércio local.