Polícia

Forças de segurança de Sorriso deflagram 'Operação Carnaval' com redistribuição do efetivo

Foto: Portal Sorriso

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) lançou na sexta-feira (21) a Operação Carnaval 2020, se estende até a quarta-feira de Cinzas (26). Mesmo sem Carnaval popular, Sorriso também contará com o trabalho reforçado da Polícia Militar nas ruas.

De acordo com o major PM Inácio, a operação foi iniciada em Sorriso às 10h30min de hoje com redistribuição do efetivo. Ele recomenda que parentes ou vizinhos sejam informados em casos em que as residências ficarão fechada durante viagem do morador neste feriado.

“Um dos nossos principais focos de atuação, principalmente nesta semana de Carnaval, será o combate de direção alcoólica e direção. Orientamos para que consumir bebida alcoólica, não dirija. A Polícia Militar está fiscalizando e tomaremos as medidas cabíveis”, frisou o major.

Em Mato Grosso, a operação vai monitorar 29 pontos de festividade, em 23 municípios e, para isso, a Sesp-MT reforçará o efetivo, chegando a 6.293 servidores (entre militares e civis) e 897 viaturas empregadas.

Em 2020, houve um aumento de 20% no número de pontos de festas de Carnaval, em relação ao ano passado. Neste ano, estão previstos 230 mil foliões em municípios como Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Barra do Garças, Cáceres, Primavera do Leste, entre outros.

A Operação Carnaval contará com as forças integradas da Polícia Militar (PM), da Polícia Judiciária Civil (PJC), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Politec, Detran, Ciopaer, Sistema Penitenciário e Socioeducativo.

Durante os quatro dias de Carnaval serão realizadas blitze da Operação Lei Seca, para coibir principalmente a combinação álcool e direção e também da Operação Tempus, que busca a prevenção e repressão à criminalidade. Ainda nas ações de fiscalização que compõem a operação, o Corpo de Bombeiros Militar já está atuando na vistoria de locais onde serão realizadas festas de Carnaval.