Agronegócios

Frente fria avança para Sudeste e Centro-Oeste; confira a previsão do tempo

Chuvas se intensificam nas áreas mais centrais do Brasil com a chegada de uma frente fria. Confira como vai ficar o tempo em todas as regiões do Brasil nesta quinta-feira (26).

Temporais avançam sobre Centro-Oeste e Sudeste com chance de granizo | Canal Rural

Sul 

Com o avanço da frente fria para o Sudeste e o Centro-Oeste, a chuva perde força e espaço no Sul do Brasil. 

São esperadas pancadas ainda em boa parte do Paraná e de forma mais pontual em Santa Catarina, mas o volume previsto é baixo, comparado aos últimos dias, ficando em torno de 5 a 20 milímetros.

No Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina com a chegada de uma massa de ar seco.

Sudeste

A expectativa é de que haja pancadas de chuva em praticamente todo o Sudeste devido ao avanço do sistema frontal. Além de provocar chuva volumosa em áreas de Minas Gerais, isso pode gerar temporais também com ventos, raios e eventual queda de granizo em São Paulo e Rio de Janeiro. 

Volumes em torno de 60 milímetros podem ser registrados no centro-sul mineiro, o que pode afetar inclusive a região metropolitana de Belo Horizonte, não se descartando o risco para alagamentos.

Centro-Oeste 

A chuva se espalha por toda a região, mesmo que em forma de pancadas rápidas e intercaladas com períodos de sol e calor. Isso garante a sensação de tempo abafado e também servindo como combustível para os temporais especialmente em Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e no sul e oeste de Mato Grosso

São esperados temporais com ventos, raios e granizo, por conta da formação de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, que dá o suporte para a frente fria e que pode gerar volumes em torno de 25 milímetros.

Nordeste

A chuva até pode acontecer na região, mas isso de forma muito rápida, isolada e sem acumulados significativos. De modo geral, é o sol e o calor intenso que devem se destacar nesta quinta-feira.

Norte

Pancadas de chuva são esperadas em boa parte da região, ainda que de maneira rápida e intercalada com períodos de sol e elevação das temperaturas, garantindo a sensação de tempo abafado. 

Volumes em torno de 25 milímetros são esperados em pontos de Rondônia, do Acre, do Amazonas e até mesmo do Pará. Vale ressaltar, no entanto, que a condição de chuva é muito pequena no leste e norte do Tocantins, na metade norte do Pará e em todo o Amapá.