Geral

Frente fria chega a Mato Grosso com rajadas de 41 km/hs e provoca estragos

Foto: Olhar Direto

A frente fria que era aguardada para este final de semana chegou na quinta-feira (20) a Mato Grosso com menos força do que o previsto, mas capaz de despencar os termômetros e causar prejuízos por conta das rajadas de ventos que ultrapassaram os 41 km/h na região metropolitana de Cuiabá, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na madrugada, uma garoa intensa foi observada na Capital e em Chapada dos Guiamarães e melhorou consideravelmente a umidade relativa do ar, que vinha em níveis alarmantes nas últimas semanas.

Os ventos na noite de ontem, segundo o Inmet, atingiram quase 15 km/h, com rajadas que chegaram a ultrapassar os 41 km/h na Capital. Por volta das 6h da manhã desta sexta-feira, as estações automáticas apontaram precipitação de 0.4 mm, o que elevou a umidade relativa do ar para 89%.

Os níveis devem se manter estáveis ao longo desta manhã, mas a frente fria volta a ganhar força durante o dia. Os dias serão bastante frios em parte do centro-sul do País. A previsão é que sejam registradas temperaturas mínimas muito baixas, inclusive com possibilidade de valores inferiores a 0°C.

Conforme o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a massa de ar frio começou de forma continental sobre a Argentina, atingiu o Uruguai e avançou rapidamente pelo interior do continente atingindo os demais estados brasileiros da região Sul, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre, centro-sul do Amazonas, além dos estados de São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro.

Ontem à noite, a Guarda Municipal de Várzea Grande precisou ser mobilizada para retirar da via um outdoor que não suportou a força dos ventos e caiu sobre a Avenida Dr. Paraná com a Alameda. Em Chapada dos Guimarães, vídeo encaminhado por nossos internautas também mostram a violência das rajadas. Na Capital, a tão esperada chuva não chegou, mas uma garoa intensa melhorou significativamente a qualidade do ar em toda a região metropolitana.

Texto: Érika Oliveira/Olhar Direto