Geral

Frota de veículos em Sorriso, que é a 5ª maior do estado, aumenta 260% em 10 anos

Nos últimos 10 anos, o município de Sorriso teve um aumento de cerca de 260% no número de veículos circulando nas ruas da cidade. Em 2011, havia 32 mil veículos registrados no Departamento estadual de Trânsito (Detran) representado pela 37ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Em 2021, a frota fechou com 83.100 veículos.

No Estado, Sorriso contabiliza a 5ª maior frota, ficando atrás somente de Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop, respectivamente.

Conforme o chefe da 37ª Ciretran, Edson Carvalho, “a frota de Sorriso cresce, em média, entre 5% e 15%, dependendo do ano. Trata-se de uma tendência natural, já que o crescimento populacional traz o aumento de veículos”.

Ele frisa que o aumento do número de veículos exige das autoridades projetos de reengenharia de tráfego para garantir a segurança no trânsito.

De acordo com o Detran, dos 83.100 veículos de Sorriso, 24.687 são automóveis e 17.630 são motocicletas.

Vale ressaltar que os números são referentes aos veículos registrados no Detran. No interior, por conta da dificuldade de fiscalização, existem muitos veículos em circulação, mas que não são registrados. Ou seja, na prática, a frota real pode ser bem maior que a contabilizada.

Para que as prefeituras desenvolvam ações voltadas à segurança no trânsito, 50% da arrecadação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é destinada ao município. Já os outros 50% vão para o Governo do Estado.

Em média, Sorriso arrecada anualmente entre R$17 e R$18 milhões de reais com o IPVA.