Polícia

Gaeco faz buscas em casas de dois secretários em cidade de MT

Foto: Mídia News

Dois secretários do Município de Pedra Preta (a 240km de Cuiabá), já afastados das funções por decisão judicial e com bens declarados indisponíveis, foram alvos de mandados de busca e apreensão na manhã deste sábado (20), por agentes do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) de Rondonópolis e da Capital.

Eles são acusados de promover danos ao erário na ordem de R$ 124 mil.

As ordens judiciais foram cumpridas nas residências de Hernane Carneiro Gomes (secretário de Administração) e Waldemar Chaves de Freitas (Finanças).

De acordo com o Ministério Público Estadual, os dois gestores já respondem a ação civil pública por ato de improbidade administrativa pela suspeita de terem fraudado contratos públicos, licitação e contrato para terraplanagem. 

Segundo consta na decisão judicial que deferiu os pedidos de busca e apreensão, Hernane Gomes, após ter sido afastado das funções, teria ido até a Secretaria-Geral de Coordenação Administrativa e retirado o computador de uso funcional. "O que indica sério risco à atividade do processo", diz o MPE.

Além disso, os dois gestores são acusados de constranger testemunhas que prestaram depoimentos na Promotoria de Justiça e na Controladoria. Também  teriam ocultado e sonegado documentos que deveriam ser entregues à Controladoria.

“As informações são preocupantes, pois se relacionam a práticas delituosas de gravidade e prejuízo social insofismáveis, sendo necessária e imprescindível a busca e apreensão na residência dos suspeitos, para a consolidação das investigações, seja para isentá-lo de responsabilidade ou acrescer subsídios probatórios às investigações criminais e cível”, consta na decisão.

Texto: Mídia News