Geral

GOE-MT e Igualdade e Justiça - n. 80 realizam em Sorriso a 1ª Sessão Farroupilha de MT

O Grande Oriente do Estado de Mato Grosso e a Augusta e Respeitável Loja Simbólica Igualdade e Justiça – n. 80, do Oriente de Sorriso, realizaram, no último sábado (25/09), naquele Oriente, a 1ª Sessão Maçônica Farroupilha, em alusão à Epopeia dos Farrapos, comemorada nesse mês de setembro.

Cerca de 120 Obreiros de 26 Oficinas participaram do evento, que contou com as ilustres presenças do Grão-Mestre do Grande Oriente do Estado de Mato Grosso, Ir. Gelson Menegatti Filho, que presidiu a Sessão, do Grão-Mestre Adjunto, Ir. Josué Paulo Fernandes, Grandes Secretários do GOEMT, Veneráveis Mestres e deputados da Poderosa Assembleia Legislativa Maçônica, além de outras autoridades maçônicas.

Durante a linda Sessão, cujo ritual foi marcado pelo linguajar gauchesco, foi proferida pelo M. I. Ir∴ Marcelo Da Pieve, Delegado da 9ª Região Administrativa do GOEMT, uma bela palestra, em que se exaltou a história da revolta armada que perdurou por dez anos e resultou na declaração de independência da Provincia como estado republicano, dando origem, segundo narra a história, à República Rio-grandense, e que contou com a intervenção decisiva de Maçons, como o então Venerável Mestre da Loja Philantropia e Liberdade, Bento Gonçalves da Silva.

A música ficou por conta dos IIr∴ Cleudir Barreto, no violão, e Roberto Seitz, na gaita, que deram um verdadeiro show na Harmonia da Sessão, elevando a Egrégora, não faltando a cultura rio-grandense, com a declamação de um lindo poema pelo Ir∴ Luís Lodi de Moraes.

Ao final dos trabalhos, o Grão-Mestre do GOEMT, Gelson Menegatti Filho, e o Venerável Mestre da A∴R∴L∴S∴ Igualdade e Justiça, Ir∴ Gilvano de Ávila, agradeceram aos irmãos pela expressiva participação no evento.

Após a Sessão, em um ambiente de muita alegria, foi oferecido no ‘Rancho Vô Garcia’, de propriedade do Ir∴ Elson Jair de Lima, o ‘Zoinho’, um ágape especial, com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre Obreiros, Cunhadas e Sobrinhos.