Política

Governo de MT prevê instalar 5,5 mil câmeras de videomonitoramento em escolas estaduais

O governo de Mato Grosso reforçou a segurança nas escolas estaduais com a instalação de 5,5 mil câmeras com serviço de monitoramento 24 horas. Os equipamentos são do Programa Vigia Mais MT, coordenado pela secretaria estadual de Segurança Pública. Segundo a pasta, já foram colocadas 402 câmeras em 30 escolas estaduais. A primeira a receber as câmeras foi a escola estadual Professora Eliane Digigov Santana, no Bairro Bela Vista, em Cuiabá.

No monitoramento, além do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), as imagens são acompanhadas por um aplicativo baixado no celular, pelo policial que está de plantão. O coordenador do Programa Vigia Mais MT, Claudio Alvarez, explicou que as escolas são monitoradas nas áreas de uso comum, como corredores, pátios e muros. “O monitoramento é feito tanto pela Segurança Pública quanto pelos profissionais de educação da unidade, pelo professor, diretor e pelo próprio secretário de Educação, em tempo real”, afirmou.

Lançado em março de 2023, o Vigia Mais MT já tem 115 municípios habilitados e 7,5 mil câmeras entregues. Em Cuiabá e Várzea Grande, a população já conta com cerca de 430 câmeras monitorando ruas, avenidas e praças. Ao todo, o programa prevê a entrega de 22 mil câmeras no Estado ainda neste ano para todos os municípios mato-grossenses.