Agronegócios

Governo e cooperativa entregam rebanho leiteiro para pequenos produtores em Sinop, Colíder, Guarantã, Matupá e mais 4

Mais noventa novilhas de alta produção e qualidade de leite passam a integrar o rebanho leiteiro da agricultura familiar, através do projeto de melhoramento genético do rebanho leiteiro do programa Mato Grosso Produtivo Leite. O governo estadual entregou 45 novilhas prenhes Girolando meio-sangue para pequenos produtores associados para a Cooperativa Associada Mista Terranova (Coopernova) que entregou outras 45 novilhas, que serão financiadas para os produtores beneficiados, em condições que eles consigam pagar em pequenas parcelas.

As 90 novilhas todas com embrião sexado de fêmea Girolando meio sangue integrarão os rebanhos de produtores familiares de Colíder, Guarantã do Norte, Matupá, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo, Sinop e Terra Nova do Norte. Cada produtor que participa dessa entrega ficará com duas novilhas prenhes, uma doada pelo Governo e outra financiada pela cooperativa.

A secretaria estadual de Agricultura Familiar fez investimentos de R$ 808,6 mil na quinta e maior entrega de prenhezes desde o início do programa, ano passado.

A entrega simbólica foi feita pela secretária de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, e pelo presidente da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Renaldo Loffi, durante o sorteio das novilhas para os produtores, na sede da cooperativa, em Terra Nova do Norte (150 km de Cuiabá).

O presidente da Empaer, Renaldo Loffi, ressaltou que o programa vem ao encontro da necessidade que os agricultores familiares têm demonstrado de melhorar a tecnologia e qualidade do leite com custos menores de produção. “Esse programa também impacta positivamente a qualidade de vida dessas famílias”, declarou, através da assessoria.

Só Notícias (foto: assessoria)