Geral

Governo estuda processo seletivo para substituir policias penais grevistas

Governo de Mato Grosso anunciou nesta quarta-feira (18) que analisa a possibilidade de realizar um processo seletivo para contratar pessoal e substituir os policiais penais que estão em greve, como forma de manter os serviços nas unidades prisionais. A categoria parou desde o dia 15 passado. 

A proposta deve ser apresentada nos próximos dias já com o edital para o lançamento do seletivo. Caso seja aceita, em janeiro deverá ser publicado o certame.

A greve dos policiai penais já foi considerada ilegal pela Justiça. A categoria, que antes era considerada agente prisional, conseguiu ser equiparada a polícia, o que a impede de exercer o direito de greve, pela Constituição Federal.

São três decisões contrárias a greve no  Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Na última decisão, o desembargador Pedro Sakamoto determinou o bloqueio das contas dos dirigentes do sindicato e também do próprio Sindspen, para pagamento da multa diária pela manutenção da greve e que vai contra a decisão.

Judiciário também já determinou que o policial penal tenha o ponto cortado. Além disso, quem se negar a receber reeducando ou atrapalhar o trabalho nas unidades prisionais, seja preso em cela separada dos demais detentos, por desobediência e descumprir decisão judicial. (Com informações da assessoria).