Educação

Governo suspende reabertura de escolas estaduais por mais 30 dias

Foto: Gazeta Digital (GD)

O governo do estado suspendeu a reabertura das escolas estaduais por mais 30 dias. De acordo com o decreto 510/2020, em um mês será apresentado um plano de retorno das atividades escolares presenciais, baseado em estudos técnicos.

As escolas públicas foram fechadas em 23 de março, poucos dias após o primeiro caso de covid-19 em Mato Grosso. Desde então, a reabertura das escolas foi anunciada para abril, maio, junho e agora segue sem data definida.

O novo decreto determina que a Secretaria de Educação (Seduc) apresente ao Gabinete de Situação um plano estratégico para o retorno das aulas, com ações e medidas para evitar a contaminação de alunos e profissionais.

Em relação à rede privada, cabe à cada prefeitura definir sobre normas e regras municipais de retorno. No estado, apenas as escolas particulares de Sorriso (420 km a norte da Capital) foram autorizadas a retornaram às atividades.

O fechamento das escolas faz parte do pacote de medidas para o enfrentamento ao novo coronavírus. Até quarta-feira (3) foram registrados 3.029 casos e 79 mortes pela covid-19 em Mato Grosso.

Texto: Thalyta Amaral/Gazeta Digital (GD)