Geral

Grupo político propõe migração de reitoria do IFMT para Sorriso se tornar polo educacional

Com a vinda do ministro da Educação, o professor Milton Ribeiro, ao Norte de Mato Grosso, em Sinop, na próxima quarta-feira (29), um grupo político de Sorriso aproveitará para protocolar um pedido ao MEC para que a Capital do Agronegócio se torne polo educacional. A proposta é de migração da reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) para o campus Sorriso a fim de que o município se torne um polo estudantil. 

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, vereadores e secretários debateram hoje sobre o documento que será protocolado e entregue ao ministro em Sinop. A ideia não é trazer um novo campus do IFMT para Sorriso, mas, sim, que o município se torne polo para atender cerca de 51 municípios. 

Caso o MEC aprove a proposta, o campus Sorriso ganharia uma reitoria regional e ampliaria os serviços públicos federais para a formação profissional, pesquisa aplicada e extensão tecnológica. Para tanto, o chefe do Executivo propôs que a nova estrutura do IFMT local seja criada no Parque Tecnológico. 

"Vamos protocolar uma carta aberta na busca de que Sorriso receba o polo do IFMT. A área à disposição é no Parque Tecnológico. Sabemos que a pauta, na quarta, é o polo universitário em Sinop, e tem o nosso apoio, mas vamos defender também a tese do IFMT ter sede em Sorriso para fortalecer a cadeia de desenvolvimento educacional tecnológico em nosso município. Transformar Sorriso em um polo educacional é uma das nossas metas com o apoio da sociedade civil organizada e do Poder Legislativo", frisou Lafin. 

O vereador Wanderley Paulo informou que caso a proposta seja aprovada pelo Ministério da Educação, serão mais de R$ 300 milhões destinados à nova reitoria. "Além disso, seriam contratados mais de 100 profissionais e isso permitiria muito mais cursos de acordo com a necessidade não só de Sorriso, mas de toda a região norte de Mato Grosso, já que uma reitoria do IFMT em Sorriso criaria uma nova estrutura administrativa para gerir todos os campus da região". 

O diretor-geral do campus Sorriso, Prof. Claudir von Dentz, como convidado, também participou do debate realizado hoje para entender a iniciativa de reordenamento do MEC da rede federal de educação profissional e tecnológica. "Nós como parte dessa rede fomos convidados para contribuir com esse debate".