Saúde

Há um mês, Mato Grosso mantém em alta a média móvel de mortes

Foto: Diário de Cuiabá

Mato Grosso é um dos oito estados estados brasileiros onde a média móvel de mortes pela Covid-19 continua em alta, conforme levantamento do Consórcio de Imprensa (G1, UOL, O Globo, Extra, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo), com base em dados das secretarias estaduais de Saúde.

Os  demais estados são: Amazonas, Pará, Acre, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Alagoas e Sergipe.Há um mês, Mato Grosso se mantém com o índice alto na média móvel de morte.

Dados atualizados pelo consórcio, às 13h desta segunda-feira (28), indicam que o Brasil já tem 191.207 mortos pelo coronavírus. Desde março, o total de infectados é de 7.486.094.

Em comparação com os ultimos 14 dias, a média móvel de casos da doença caiu 19%. A média móvel de mortes, nesse mesmo período, caiu 4%.

A comparação leva em conta a média de mortes nos últimos sete dias até a publicação do balanço em relação à média registrada duas semanas atrás.

Vale ressaltar que há estados em que o baixo número de óbitos pode levar a grande variações percentuais.

Os dados de médias móveis são, em geral, em números decimais e arredondados para facilitar a apresentação dos dados.

Em seus boletins sobre a pandemia, divulgados semanalmente, a Secretaria de Estado de Saúde informa que os 141 municípios de Mayo Grosso estão classifico em "risco baico" para a contaminação pelo vírus.

Texto: Diário de Cuiabá