Geral

HomeBiogas instala mais de 20 biodigestores em Sorriso/MT, cidade que já se destaca como modelo de gestão de resíduos e preservação ambiental

A instalação dos 22 equipamentos, que impacta aproximadamente 5.000
pessoas, contribui para reduzir a quantidade de resíduos orgânicos enviados para aterros sanitários, diminui a emissão de gases de efeito estufa, além de promover a educação multidisciplinar nas escolas locais
 
Unir tecnologia, sustentabilidade, impacto social e educação ambiental. Este foi o intuito da parceria da cidade de Sorriso, no Mato Grosso, com o HomeBiogas, tecnologia disruptiva e escalonável que possibilita a gestão adequada dos resíduos orgânicos alimentares e esterco animal e desempenha um importante papel na proteção do meio ambiente. O equipamento permite  transformar esses resíduos  em biogás, utilizado para cozinhar, e em fertilizante líquido natural, que fortalece o solo e acelera os cultivos. A iniciativa tem ajudado com a preservação do meio ambiente e contribuído para a educação multidisciplinar nas escolas locais.
 
A educação ambiental em Sorriso, é uma das principais ferramentas para a conscientização da população e a promoção de práticas mais sustentáveis no município. A cidade, que tem diversas iniciativas voltadas para a promoção do desenvolvimento sustentável, foi premiada recentemente pelo Instituto Cidades Sustentáveis na Categoria Econômica/Cidades Médias por um conjunto de ações desenvolvidas pelo programa Eco Sorriso, que nasceu em 2019 e segue ampliando suas ações no município e a instalação dos biodigestores faz parte desse projeto.
 
Foram adquiridos 22 HomeBiogas 7.0, e juntos, são capazes de produzir o equivalente a 660 botijões de 13 Kg de gás (GLP) por ano. Além de promover a economia circular, gerindo os resíduos orgânicos e produzindo até 80.300 litros de fertilizante líquido natural, e permitir a economia financeira na redução na compra de gás de energia não renovável. Dessa forma, a cidade está contribuindo com 13 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2023 da ONU e contribui positivamente para vários indicadores do ESG.
 
Os biodigestores também contribuem para a diminuição de maneira expressiva da emissão de gases que causam o efeito estufa. Os 22 equipamentos podem mitigar até 132 toneladas de emissão de gases de efeito estufa anualmente. Por isso, a adesão do produto ajuda a construir, no presente, um mundo melhor para as próximas gerações, tendo que em vista que segundo o último relatório divulgado pela Organização Mundial Meteorológica (OMM) em maio de 2023, há uma probabilidade de 66% da média anual de aquecimento ultrapassar 1,5Cº entre 2023 e 2027. Essa taxa é medida em relação aos níveis pré-industriais. É então que as emissões começam a afetar significativamente o clima global.
 
O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, comentou sobre a importância do projeto: "Estamos muito felizes em ver o sucesso dessa iniciativa em nossa cidade. Além de ajudar a preservar o meio ambiente, estamos educando nossas crianças sobre a importância de cuidar do nosso planeta. Esperamos que outras cidades sigam nosso exemplo".
 
O secretário de agricultura e Meio Ambiente de Sorriso, Marcelo Lincoln, também destacou a importância do projeto para a cidade: "Com os biodigestores HomeBiogas, estamos promovendo a sustentabilidade ambiental, reduzindo os impactos ambientais negativos e incentivando a educação ambiental em nossas escolas. É uma solução simples e eficaz que todos deveriam adotar".
 
O sucesso do biodigestor da HomeBiogas é confirmado mundialmente pela forte presença em seis continentes e vem mostrando sua força desde 2018 no Brasil. “Estamos gratos e felizes pela parceria com a cidade de Sorriso que enxergou a importância de contribuir positivamente com a saúde da população e com o meio ambiente. O nosso trabalho é fazer com que mais empresas e governos percebam com essa mesma urgência e contem com a gente para fazer o processo acontecer de maneira rápida e segura”, explica Leandro Toledano, CEO da BioMovement, empresa distribuidora exclusiva da tecnologia no país.
 
 
 
Sobre HomeBiogas
De origem israelense e com presença em mais de 100 países, a HomeBiogas chegou ao Brasil em 2018 e hoje está presente em todos os 26 estados, contando com mais de 1.100 instalações pelo país. O biodigestor autônomo é responsável por transformar resíduos orgânicos alimentares e esterco animal em biogás, utilizado para cozinhar, e em fertilizante líquido natural, que fortalece o solo e acelera os cultivos. É uma tecnologia disruptiva e escalonável que possibilita a gestão adequada dos resíduos orgânicos alimentares e esterco animal e desempenha um importante papel socioeconômico e ambiental para o país. A BioMovement é a empresa distribuidora exclusiva da tecnologia no país.