Geral

Hospital das Clínicas de Tangará da Serra inaugura UTI Adulto com 20 leitos

O Hospital das Clínicas de Tangará da Serra (MT) inaugurou uma completa Unidade de Terapia Intensiva Adulto com mais quatro leitos. A nova estrutura agora conta com um total de 20 leitos individualizados, modernos equipamentos, setores de apoio, tudo construído e instalado de acordo com as normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

De acordo com Kaio Paulino Vilela, administrador do hospital, a antiga estrutura foi desativada para dar lugar à construção de um espaço amplo, com 800 m2, com todo o aparato de apoio necessário.

 

Nesta primeira etapa foram instalados um novo grupo gerador (de energia elétrica), substituída toda a tubulação de gases, sistema de vácuo, elevadores, sistema de ar condicionado chiller (específico para UTI contando com sistema de filtragem dupla), entre outros, de forma a melhorar os resultados e atender as exigências dos órgãos reguladores.

 

O Hospital das Clínicas foi inaugurado em 1977 e em 2020, com nova estrutura organizacional, implantou um modelo de governança corporativa, com maior profissionalização de protocolos e otimização dos processos, além de rigor nos controles internos e a busca por resultado.

 

“Nosso foco é oferecer aos nossos clientes um atendimento de excelência, em um ambiente acolhedor e humanizado”, frisa Kaio Vilela. Hoje, o Hospital das Clínicas, que é referência para Tangará da Serra e região, conta com Pronto Atendimento, atendimentos em Geriatria, Ortopedia e Traumatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Cirurgia Geral, Neurologia, Cardiologia, além Centro Cirúrgico com três salas, capaz de realizar cirurgias por vídeo, cirurgias urológicas, gástricas, ortopédicas, obstétricas e ginecológicas, e também conta com um microscópio para neurocirurgias (alta complexidade).

 

Dra. Nívea Santos, cirurgiã geral e endoscopista, observa que o hospital também realiza cirurgia bariátrica e que do total de 20 leitos de UTI, dois são destinados a pacientes obesos mórbidos, cada vez mais frequentes.

 

“Ainda disponibilizamos exame de endoscopia para pacientes da UTI”, acrescenta a médica, definindo a inauguração da nova UTI como um salto na qualidade dos serviços hospitalares oferecidos à população de Tangará da Serra e região.

 

Para Dr. Eli Ambrósio do Nascimento, responsável pelo Pronto Atendimento, a nova UTI representa avanço na assistência ao paciente crítico da região, com melhor estrutura, inovação tecnológica, cuidado humanizado e competente, tudo com a finalidade de dar suporte necessário para salvar mais vidas e dar condições de praticar a medicina de qualidade.

 

“A nova estrutura da UTI traz conforto, são 20 leitos individualizados, praticidade, espaço, logística e condições ideais para um excelente atendimento ao paciente grave, proporcionando mais tranquilidade aos familiares”, contextualiza o médico.