Geral

Hospital Regional de Sinop confirma fechamento da ala para tratamento de Covid

Após dois anos de pandemia foi confirmado, ontem, o fechamento da ala exclusiva para tratamento de Covid, no Hospital Regional Jorge Abreu em Sinop. Houve homenagem aos profissionais que trabalharam no local. A decisão foi tomada junto secretaria estadual de Saúde, após a diminuição significativa dos números da doença na região. O atendimento de casos esporádicos continua sendo realizado normalmente.

Passaram pelo local aproximadamente 900 pacientes, tendo 60 profissionais vinculados a ala, atualmente. Em momentos de pico da doença, a unidade de Sinop chegou a ter 60 leitos ativos, sendo 30 de Unidades de Terapia Intensiva e 30 enfermarias. Em alguns casos, todos estavam lotados. Agora, o hospital estava há mais de 20 dias sem receber novas internações.

O diretor do hospital, Jean Carlos Alencar, detalhou que o evento de encerramento marca o fim de uma longa jornada. “Entendemos como fundamental, necessário depois de tudo que passamos nesses dois anos, depois da dedicação que foi demonstrada pelos nossos profissionais, ter este momento que marca o fechamento desse ciclo”.

Jean ainda disse que a área técnica da secretaria está fazendo um estudo de mapeamento para que o espaço seja realocado para outras áreas do hospital. “Nossa região de saúde é privilegiada, temos em um raio de 80 quilômetros dois hospitais regionais. Então no momento a secretaria, está fazendo um estudo de direcionamento de rede, para direcionar quais serão os serviços levados à  cada instalação, para que não haja duplicidade de serviços oferecidos”, pontuou.

Agora, o espaço está sendo usado para realocar temporariamente setores como parte do centro cirúrgico, por exemplo, devido as reformas que estão sendo feitas. Paralelo a isso, a secretaria já estuda outros serviços que serão viabilizados no hospital.

Redação Só Notícias (foto: Julio Tabile)