Geral

Hotel oferece videogame, internet e shows a repatriados que ficarão em quarentena em Anápolis; fotos

Foto: G1

Os quartos dos Hotéis de Trânsito da Base Aérea de Anápolis que vão receber os brasileiros repatriados da China foram apresentados à imprensa nesta sexta-feira (7). Eles contam com TV, frigobar, ar-condicionado e presentes para os hóspedes. As crianças também vão receber brinquedos. O grupo deve ficar em quarentena no local por 18 dias.

O grupo terá acesso a videogames e internet totalmente liberada. Eles também poderão assistir a filmes e apresentações musicais da banda militar em um espaço externo, coberto por uma enorme tenda e no qual foi instalado um telão. Haverá ainda recreação para as crianças, com brinquedoteca e biblioteca.

“Sobre as atividades com banda e apresentações, [elas] vão acontecer. Diria que até na distância normal que qualquer pessoa vai assistir a uma banda. Dentro de um raio de segurança, vão seguir o regramento dessas distâncias que foram acordadas”, disse o almirante Antonio Barra Torres, presidente da Anvisa.

A previsão da Força Aérea Brasileira (FAB) é de que o grupo chegue a Anápolis até a madrugada de domingo (9). O Ministério da Defesa informou que as aeronaves deixaram Varsóvia, na Polônia, nesta madrugada e já pousaram em Umriqi, na China, última escala antes da chegada em Wuhan, cidade que é o epicentro do coronavírus. Eles devem embarcar nos dois aviões enviados nesta tarde.

Os ministros da Defesa, Fernando Azevedo, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, chegaram por volta de 13h20 desta sexta-feira à Base Aérea para nova vistoria.

Todos os quartos já estão equipados com máscaras e luvas. Há uma grande área verde ao lado dos hotéis que poderá ser usada pelo grupo. Nela, há jogos de mesas, espreguiçadeiras e um pula-pula para crianças.

Viajaram em cada avião da FAB 11 tripulantes e sete médicos. Estes profissionais de saúde serão os mesmos que farão o atendimento aos repatriados durante a quarentena.

O ministro da Defesa, Fernado Azevedo, atualizou nesta manhã que deve trazer de volta 40 pessoas, incluindo seis estrangeiros que desembarcarão nas escalas. Na noite de quinta-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro já havia dito que os aviões, para a viagem de volta, poderiam ter o embarque de cidadãos de outros países.

Rotina na quarentena

A FAB deu detalhes sobre as adaptações que estão sendo feitas na Base Aérea de Anápolis para receber o grupo. Foram adquiridos itens novos como roupas de cama, berços, fraldas e até cortinas com material anti-alergênico.

Veja o que será oferecido aos repatriados na quarentena:

 

  • Seis refeições diárias: café, colação, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia (acompanhados por nutricionistas);
  • Videogame, brinquedoteca, jogos, biblioteca, apresentação de bandas militares;
  • Internet, TV a cabo, frigobar e geladeira sem itens alcóolicos;
  • Serviço religioso;
  • Emergência odontológica;
  • Apoio psicológico e pedagógico.

Espaço para banda militar se apresentar aos repatriados na Base Aérea de Anápolis Goiás — Foto: Sílvio Túlio/G1 GO

Grupo será monitorado por equipe médica  — Foto: Sílvio Túlio/G1

Quarto para quarentena na Base Aérea de Anápolis, Goiás — Foto: Sílvio Túlio/G1