Política

Implantação da Guarda Civil Municipal é tema de reunião em Sorriso

Foto: Cenário MT

Uma reunião na manhã de Quarta (3) discutiu a implantação da Guarda Civil Municipal de Sorriso. Na discussão estiveram presentes o prefeito Ari Lafin; os secretários José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e de Defesa Civil); Estevam Hungaro (Administração) e o vereador Marlon Zanella.  Conforme Moura, existem duas possibilidades “a criação da Guarda Civil Municipal ou a transformação do Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT) para Guarda Civil Municipal (GCMS)”, explica.

O secretário salienta que os debates iniciaram e que as duas opções serão apresentadas ao Legislativo Municipal para ver o direcionamento a ser tomado. Caso o Legislativo opte pela mudança do Serviço Municipal de Gerenciamento de Trânsito (SMGT) instituído pela Lei Municipal 2238/2013 para Guarda Civil Municipal serão realizadas adequações na estrutura administrativa.

Se o Legislativo optar pela mudança, os agentes municipais de trânsito passariam a ser guardas municipais, o que possibilitaria aos mesmos a atuação como fiscais de trânsito, e também a atuação no cumprimento das leis municipais e na fiscalização em conjunto, além de outras atribuições. “Vamos apresentar esses dois pontos (criação ou transformação) e aguardar o debate no Legislativo”, reforça Moura.

Para o prefeito Ari Lafin é essencial discutir o assunto e buscar a melhor alternativa para o município. “Temos certeza que com a união entre o Executivo e o Legislativo vamos encontrar o melhor caminho garantindo mais segurança aos sorrisenses”, finaliza.