Geral

Incêndio no Pantanal avança; 320 mil hectares já foram queimados

Foto: Agência Brasil

O incêndio no Pantanal, na região de Poconé e Barão de Melgaço, já atingiu 320 mil hectares de vegetação, conforme o Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman).

A área queimada equivale a 320 mil campos de futebol. O incêndio teve início no dia 17 de julho e, desde então, tem se alastrado pela maior planície alagada do planeta, que abriga animais de espécies ameaçadas de extinção como a arara-azul.

Na segunda-feira (17), a Operação Pantanal 2 completou 11 dias de combate aos incêndios, com 100 pessoas atuando e mais de 2 milhões de litros de água. A base da operação foi instalada no Parque Sesc Baía das Pedras, unidade do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, em Poconé.

Segundo o boletim de domingo (16), na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Sesc Pantanal, a maior do país, um foco avançava a noroeste, necessitando de combate direto.

Em Poconé, na região da Transpantaneira, a equipe da viatura Auto Bomba Tanque Florestal (ABTF) percorreu todas as pontes do km 60 ao km 150, fez o rescaldo das que foram atingidas no incêndio do dia anterior e executou combate direto na Fazenda Jaguar, que fica próxima ao km 100 da Transpantaneira.

Houve ainda combate até o período noturno em região de propriedades rurais na região. Na região da Estrada-Parque Porto Cercado, houve combate próximo ao Corixo e na estrada do Manoelito.

A ação é realizada pelo Ciman, Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso, Marinha do Brasil, Força Aérea Brasileira, Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, UFMT e Polo Socioambiental Sesc Pantanal.

Texto: Agência Brasil