Geral

Intervalo entre segunda e terceira dose é reduzido para quatro meses em Mato Grosso

A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) decidiu pela antecipação do prazo de aplicação da dose de reforço contra a Covid-19. O reforço passará a ser aplicado após quatro meses da conclusão do esquema vacinal. A medida contempla todos os públicos já imunizados contra o coronavírus.

A decisão de antecipar a aplicação da dose de reforço – de cinco para quatro meses – se deve ao risco de circulação de novas variantes e à baixa procura da população pela segunda dose e dose de reforço com o prazo que estava vigente.

 Com a decisão tomada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Estado, a dose de reforço para as vacinas Coronavac, Pfizer e Astra Zeneca, pode ser feita quatro meses depois da segunda dose. Já para quem foi imunizado com a vacina da Janssen, a orientação é aguardar a segunda dose deste imunizante, que, por ser em dose única, esta segunda agulhadinha entra como um reforço ao esquema vacinal.

Para o secretário adjunto de Vigilância em Saúde da SES, Juliano Melo, a antecipação da dose de reforço melhora a proteção da população para o risco de reinfecção e a infecção por novas variantes. “Essa medida contribuirá para a diminuição da circulação do vírus na população e ajudará a conter a pandemia no estado”, explica o gestor.

O presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems-MT), Marco Noberto Felipe, acredita que essa mudança é de suma importância para o Estado considerando a nova variante ômicron. 

Sorriso

Em Sorriso, há pontos disponíveis de segunda a sexta de dia e à noite, e também nas manhãs de sábado, para que todos os maiores de 12 anos possam tomar a vacina. 

  • 1.ª dose para maiores de 18 anos: todas as unidades básicas de Saúde do Município;
  • 1.ª dose para adolescentes (12 a 17 anos), segundas doses e doses de reforço:  três pontos permanentes:
  • Centro de Eventos Ari José Riedi (Rota do Sol): de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, e aos sábados, das 7h30 às 11h;
  • PSF Nova Integração: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30, e aos sábados, das 7h30 às 11h;
  • Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME): de segunda a sexta-feira, das 17h às 20h, e aos sábados, das 7h30 às 11h.

De acordo com o Boletim Covid-19 n.º 564, emitido na manhã desta segunda-feira, Sorriso segue com 10 pessoas com o Sars-CoV-2 ativo no organismo. Destas dez pessoas, as quatro que estão na UTI não tomaram nenhuma dose de imunizante.

Vale destacar que o Hospital Municipal de Campanha continua na ativa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O Hospital funciona no prédio que era ocupado pelo PSF Central, na Avenida Brasil, ao lado do AME e na frente da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt. Dúvidas sobre a Covid-19? Ligue 150, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.