Geral

Inverno começou em MT nesta terça e previsão é que estação seja mais seca e com maiores temperaturas em 2022

O inverno começou oficialmente nesta terça-feira (21) às 5h14 (horário local) em Mato Grosso. O início da estação é chamado de solstício de inverno – dia do ano com menos horas de luz do que qualquer outro no ano. A previsão é de que a estação será mais seca que os outros anos e com temperaturas mais altas.

Geralmente, o inverno começa no dia 22 de junho, mas pode ocorrer entre 21 e 23. Neste ano, começa nesta terça.

A estação termina em 22 de setembro às 21h04, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o ClimaTempo, a temperatura na capital ficará nesta quinta (23) e sexta (24), os termômetros devem marcar entre 19°C e 35°C. Não deve chover nenhum dia nesta semana.

O inverno é marcado pelo período menos chuvoso na região. De acordo com o Inmet, por causa das massas de ar frio que vêm do sul do continente, pode haver episódios de friagem em Mato Grosso.

Com a redução das chuvas em grande parte do país nesta época, ocorre a diminuição da umidade relativa do ar, que favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais e de doenças respiratórias.

No período da manhã, pode haver, também, formações de névoa, com redução de visibilidade, especialmente em estradas e aeroportos.

O período seco já começou no Centro-Oeste e a tendência é de diminuição da umidade relativa do ar nos próximos meses, segundo o Inmet. Os índices podem ficar abaixo de 30%, com mínimas abaixo de 20%.

A previsão é de chuvas dentro ou abaixo da média para a estação, exceto em áreas pontuais de Mato Grosso, onde pode haver chuva ligeiramente acima da média.

Já as temperaturas deverão ficar acima da média, por causa da permanência de massas de ar seco e quente, principalmente em agosto e setembro – favorecendo a ocorrência de queimadas e incêndios florestais.

As únicas exceções são alguns lugares do sul de Mato Grosso – onde as temperaturas podem ficar um pouco abaixo da média, por causa da passagem de algumas massas de ar frio continentais.

 

La Ninã

O fenômeno La Niña continua atuando durante todo o inverno de 2022, com fraca a moderada intensidade.

O La Niña é caracterizado pela situação de temperatura abaixo do normal na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, ao largo da costa do Peru e do Equador.