Geral

IPVA CONGELADO: PROJETO LEI DO DEPUTADO ULYSSES MORAES É SANCIONADO.

Foto: ASSESSORIA ASSEMBLEIA

“O governador não quis ceder ao nosso projeto de lei, não quis nos dar a vitória e agora após muita pressão resolveu finalmente sancionar o nosso projeto do IPVA”, diz Ulysses Moraes

O parlamentar ainda afirma que essa é uma vitória da população que ajudou a cobrar o governo de MT

Após forte pressão do deputado Ulysses Moraes, o governador de Mato Grosso resolveu mudar de ideia e finalmente sancionar o projeto de lei que congelava os valores do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) para 2022. O PL n° 1002/2021 havia sido aprovado no dia 16 de dezembro do ano passado e aguardava sanção para passar a valer.

Contudo, o governo de MT deixou passar o ano e aumentar o IPVA em mais de 50% em alguns veículos. “Quando nos deparamos com essa situação agora no início do ano, não paramos as nossas cobranças ao governador. Pelo contrário, intensificamos ainda mais e com a ajuda da população que nos apoiou, compartilhou nossos vídeos e cobrou, o governo resolveu mudar de ideia. O governador não quis ceder ao nosso projeto de lei, não quis nos dar a vitória e agora após muita pressão resolveu finalmente sancionar o projeto”, disse Moraes.

O parlamentar ainda destaca que essa vitória é para os mato-grossenses. “Conseguimos fazer o governador arregar e desistir do aumento do IPVA” pontuou.

No dia 16 de dezembro de 2021, o PL foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de MT e desde o dia 20 de dezembro o governador podia sancionar e infelizmente não o fez.

Porém, no dia 30 de dezembro de 2021, o governo de MT lançou uma portaria reajustando o valor venal dos veículos e isso acarretou em um aumento enorme no valor do IPVA. Desse modo, tiveram veículos com aumento em mais de 50%.

“Por isso, intensificamos a pressão para sancionar o PL. Tivemos o apoio de muitas pessoas que compartilharam, curtiram nossos vídeos e correram atrás se manifestando”, ressaltou o parlamentar.

Assim, o governo de MT mandou um decreto de calamidade pública à ALMT para poder aprovar e sancionar o projeto. A mensagem foi aprovada na última terça-feira (11) e na manhã desta quarta-feira (12), o PL n° 1002/2021 foi sancionado e publicado no Diário Oficial.

“O governador precisa deixar de ser o maior taxador da história. Ele só funciona sobre pressão, infelizmente ele age só de maneira sorrateira querendo arrancar o dinheiro do povo. O governador precisa ser menos Estado e mais povo de MT, mais liberdade. Não adianta nada ser um Estado rico e ter um povo pobre, com esses tantos impostos e tributos. Mas, agora com a nossa pressão e da população, conseguimos essa vitória. E vamos continuar na pressão, porque pelo jeito só assim para que o governador conceda benefícios ao cidadão”, finalizou o deputado.